Leia também:
X Após Petrópolis, fortes chuvas deixam mortos no Espírito Santo

PF faz ação contra desvio de verba em universidade no RJ

Irregularidades na UFF teriam ocorrido em contratos de tercerização

Pleno.News - 17/02/2022 12h07 | atualizado em 17/02/2022 12h53

Polícia Federal faz ação contra desvio de verba em universidade no RJ (foto ilustrativa) Foto: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Quadro Negro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fruto de uma investigação sobre desvio de verbas na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cerca de 20 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói. São duas buscas em Niterói e duas na cidade do Rio de Janeiro.

A investigação começou em 2015 e identificou o desvio de verbas na ordem de R$ 3,7 milhões, feitas em contratos emergenciais e ordinários entre a universidade e uma empresa de terceirização de mão de obra. Os desvios foram verificados entre os anos de 2011 e 2015. A operação busca identificar se os desvios continuaram após esse período.

De acordo com a Polícia Federal, a cada pagamento pela execução do contrato, eram feitos pagamentos adicionais a uma empresa de consultoria de propriedade de um professor da UFF que utilizava um contrato de prestação de serviço fictício para justificar os recebimentos.

As investigações apontam que parte dos pagamentos que a empresa de consultoria recebia era repassada a um outro servidor da UFF, que seria o beneficiário final do desvio. Segundo a PF, essa pessoa era responsável pela abertura das licitações ou contratações emergenciais, pela seleção das empresas e também pela execução do contrato administrativo e fiscalização.

Os crimes investigados são de licitação fraudulenta, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A Universidade Federal Fluminense informou, por meio de nota, que “desconhece o fato e aguarda mais informações sobre a investigação”.

– A UFF está à disposição das autoridades para o que for necessário – informou uma nota da instituição.

*Agência Brasil

Leia também1 Professor em sala: “O cara que rouba está trabalhando”
2 Petrópolis: Caixa anuncia caminhão-agência e saque calamidade do FGTS
3 Caso Queiroz: MP começa a devolver celulares apreendidos
4 São Paulo vai vacinar alunos em escolas, sem a presença dos pais
5 Ministério da Defesa autoriza uso de militares em Petrópolis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.