Leia também:
X Deputado do PCdoB quer convocar Moro na Câmara

Polícia descobre golpe para pegar senha em banco

Crime foi identificado após uma idosa registrar um boletim de ocorrência

Jade Nunes - 25/06/2019 10h31 | atualizado em 25/06/2019 11h57

Caso ocorreu na agência bancária do Itaú no Leblon Foto: Reprodução

Policiais do Leblon Presente descobriram, na manhã do último sábado (22), um golpe que estava sendo aplicado em uma agência bancária da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

No interior da cabine de um dos caixas eletrônicos foi instalado um telefone que continha um celular embutido. Esse segundo aparelho estava sob controle de criminosos.

Durante uma transação bancária, o cartão ficava preso à máquina, e o cliente tinha que usar o telefone para resolver o problema. A partir desse momento, a fraude começava. Do outro lado da linha, um criminoso se passava por um atendente e pedia os dados bancários da pessoa para que o cartão fosse liberado.

Celular ficava dentro de aparelho Foto: Reprodução

Os agentes conseguiram identificar o crime após uma senhora ter feito um boletim registrado na 14ª DP (Leblon) dizendo ter sido vítima do golpe. O caso aconteceu por volta das 12h do sábado.

Os policiais, então, foram até o local e retiraram o falso aparelho. De acordo com o coordenador do Leblon Presente, capitão Bonfim, além da pessoa que operava o telefone, um outro criminoso ficava dentro da agência, e orientava a pessoa a utilizar o aparelho quando tivesse problema.

– A orientação é que as vítimas sempre procurem a polícia caso caiam na fraude, não só para se resguardarem juridicamente, como também para servir de alerta, para que não aconteça com outras pessoas – aponta Bonfim ao jornal O Globo.

A orientação do Banco Itaú é que seus clientes nunca informem suas senhas para terceiros, mesmo que sejam funcionários do banco, nem as digite em dispositivos desconhecidos, como ocorreu nesse caso. O procedimento a ser seguido, caso se identifique uma tentativa de golpe, é entrar em contato com a polícia e com a administração da agência.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.