Leia também:
X Conheça David Miranda, que irá substituir Jean Wyllys

PMs do Rio de Janeiro poderão levar armas e coletes para casa

Decreto foi assinada pelo governador Wilson Witzel juntamente com o secretário da Polícia Militar

Rafael Ramos - 29/01/2019 11h34 | atualizado em 29/01/2019 13h54

Um termo assinado pelo governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel permite que policiais militares levem armas e coletes da corporação para casa. A assinatura aconteceu nesta segunda-feira (28), no quartel general da PM, com a presença do secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo. O setor de material bélico da corporação receberá um reforço de 15 mil pistolas e 20.900 coletes. O decreto é parte de um conjunto de ações para redução da vitimização de policiais durante as folgas.

– Os PMs precisam, cada vez mais, estar preparados para enfrentar a criminalidade. Uma das questões importantes de proteção da vida de nossos militares é dar a eles condições de deslocamento, de ir e vir. É importantíssimo que os policiais passem por uma reciclagem e treinamento para o uso deste armamento à paisana. Uma coisa é estar usando o armamento fardado, acompanhado de outro colega, numa viatura policial cujo adestramento já é feito, e outra é estar portando o armamento no deslocamento para sua residência, sem apoio – declarou Witzel.

De acordo com o coronel Rogério Figueredo, o porte de arma seguirá as normas da corporação. Os policiais militares passarão por treinamento, onde receberão todas as instruções para ter efetividade no uso do armamento. Figueredo ainda avisou que haverá uma regulamentação com todos os critérios para o porte e verificar se o policial está com condições físicas e psicológicas e se não está respondendo a processos criminais.

– Até então, o policial tinha uma arma para serviço e a entregava ao final de seu expediente. O PM que entendesse que havia necessidade de ter uma arma fora do serviço precisava comprá-la no mercado, de forma regular, registrando-a em seu nome para utilizá-la durante a folga – explicou o secretário.

Delegada Sandra Ornelas assuma a subsecretaria da Mulher Foto: Reprodução

No mesmo dia, Wilson Witzel participou da nomeação da delegada da Polícia Civil Sandra Ornelas para a subsecretaria da Mulher. A pasta pertence à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, liderada por Fabiana Bentes. A nomeação aconteceu no Salão Verde do Palácio Guanabara, sede oficial do governo. A subsecretaria tratará de ações de proteção às mulheres vítimas de violência no estado do Rio de Janeiro. Ela também vai atuar no enfrentamento à violência com ações de promoção, engajamento e conscientização dos direitos da mulher.

– O crime só vai ser reduzido se tivermos instrumentos fortes de investigação e de proteção da vítima. Essa subsecretaria é um marco importante – disse o governador.

Leia também1 Conheça David Miranda, que irá substituir Jean Wyllys
2 Daniela Mercury consegue acordo com pastor Isidório
3 Mourão conduz reunião ministerial sobre Brumadinho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.