Leia também:
X INSS suspende atendimentos para conter coronavírus

PMs de SP fazem mutirão para doar sangue em meio à crise

Estoques do Hemocentro chegaram a 10%

Pleno.News - 18/03/2020 14h20

PMs de São Paulo doam sangue em mutirão Foto: Divulgação/PM-SP

Policiais militares de São Paulo participaram na manhã desta quarta (18) de uma campanha de doação de sangue para tentar evitar um colapso no banco de sangue do Hemocentro de São Paulo, que chegou a 10% de sua capacidade nesta semana.

As doações estão sendo feitas por alunos da Escola Superior de Soldados, na Zona Norte da capital, com uma estrutura montada pelo governo de São Paulo na própria unidade de ensino. “Para não ficarem deslocando de lá para cá”, disse o capitão Alex Rodrigo Queiroz, porta-voz do centro de formação de novos soldados da PM paulista.

Ainda segundo ele, as coletas serão feitas sempre na parte da manhã até a próxima sexta-feira (20), com possibilidade de ser estendida para próxima semana. Nesses três dias iniciais, serão esperados ao menos 200 doadores. A escola tem 1.450 alunos e alunas.

Ainda segundo o oficial, a campanha atende a pedido feito pelo Homocentro por conta do baixo estoque do órgão, agravado pelo isolamento das pessoas por conta do coronavírus.

– Eles pediram nosso apoio e, de pronto, nós aceitamos – disse ele.

O Hemocentro, ou fundação Pró-Sangue, é um órgão ligado à Secretaria de Saúde que abastece mais de 100 instituições públicas de saúde, entre elas o Instituto de Câncer e Instituto do Coração, além de todo o complexo do Hospital das Clínicas.

De acordo com a fundação, sem essa parceria com a PM e outras doações voluntárias ocorridas após o apelo feito pelo coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, o estoque seria capaz de atender a demanda de apenas um dia.

Ainda segundo o órgão, os tipos sanguíneos com menor quantidade em estoque são aqueles chamados doadores universais: O (positivo) e O (negativo), assim como do A (positivo), este último é o mesmo tipo do capitão.

*Folhapress

Leia também1 Mandetta posta mensagem para tranquilizar a população
2 "Nossa preocupação é salvar vidas", disse Wilson Witzel
3 Saiba quais são os sintomas registrados no coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.