Leia também:
X Bolsonaro ironiza pesquisa sobre ataques à imprensa

Placa Mercosul: Uso em todo o Brasil começará em fevereiro

Novo padrão deverá estar em vigor em todos os estados a partir de 31 de janeiro

Paulo Moura - 20/01/2020 11h22 | atualizado em 20/01/2020 11h24

Placa do Mercosul vai valer em todo o Brasil a partir do dia 31 de janeiro Foto: Divulgação/Ministério das Cidades

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que a partir do próximo dia 31 de janeiro será obrigatória a adesão, por parte dos estados, do uso da nova placa no modelo Mercosul. O órgão afirmou que a data está mantida e não prevê prorrogação do prazo.

Até esta segunda-feira (20), somente os estados do Amazonas (AM), Bahia (BA), Espírito Santo (ES), Paraíba (PB), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO) e Rio Grande do Sul (RS) já estavam utilizando o novo modelo.

Já os estados do Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Ceará (CE), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Pernambuco (PE), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO), além do Distrito Federal (DF), ainda não aderiram ao novo modelo e têm apenas dez dias para fazer a migração.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a nova placa deverá ser instalada em caso de primeiro emplacamento, mudança de categoria do veículo, roubo, furto, extravio ou dano da placa, mudança de município ou unidade federativa e instalação de segunda placa traseira. Os motoristas que optarem pela mudança de forma voluntária, também podem alterar as placas.

Leia também1 Brasil: Em projeção, FMI eleva perspectiva de crescimento
2 MP do Paraguai pede prisão de diretor de presídio após fuga
3 Bolsonaro ironiza pesquisa sobre ataques à imprensa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.