Leia também:
X Sogro de cabeleireira conheceu assassino enquanto esteve preso

PF faz operação em 5 estados e no DF contra envolvidos em atos

Mandados fazem parte da terceira fase da Operação Lesa Pátria

Paulo Moura - 27/01/2023 08h50 | atualizado em 27/01/2023 10h39

Palácio do Supremo Tribunal Federal após invasão de manifestantes Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Agentes da Polícia Federal cumprem, nesta sexta-feira (27), ao menos 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão, em cinco estados e no Distrito Federal, como parte da terceira fase da Operação Lesa Pátria. A ação foi criada para investigar envolvidos nos atos que resultaram na depredação de prédios públicos no dia 8 de janeiro em Brasília.

A Polícia Federal informou que os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal e estão concentrados nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. As ordens de prisão e busca e apreensão estão divididas da seguinte maneira:

Mandados de prisão: um em Santa Catarina, dois no Distrito Federal, um no Rio de Janeiro, um no Paraná, quatro no Espírito Santo e dois em Minas Gerais;

Mandados de busca e apreensão: um em Santa Catarina, quatro no Distrito Federal, nove no Rio de Janeiro, um no Paraná, oito no Espírito Santo e quatro em Minas Gerais.

De acordo com a corporação, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A primeira fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada no último dia 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões. Já na segunda fase, a Polícia Federal em Goiás prendeu Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, que foi filmado ao derrubar e destruir o relógio do século 17 feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto.

A PF informou que a operação terá caráter permanente e que “novas fases devem ser deflagradas conforme as investigações avancem”.

Leia também1 Sogro de cabeleireira conheceu assassino enquanto esteve preso
2 Lula janta com Pacheco e ratifica apoio do governo ao senador
3 Jovem denuncia tio por estupro e diz que 6 crianças foram vítimas
4 "Sei lidar com bandido", disse Michel Temer sobre Lula
5 Michelle Bolsonaro chega dos EUA e desembarca em Brasília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.