Leia também:
X STF: Rosa Weber e Marco Aurélio tomam 1ª dose da CoronaVac

PF prende suspeito do maior vazamento de dados do Brasil

Ordens judiciais foram expedidas pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da PF

Paulo Moura - 19/03/2021 07h58 | atualizado em 19/03/2021 09h14

PF faz operação contra vazamento de dados de brasileiros Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta sexta-feira (19), uma operação contra divulgação e comercialização de dados pessoais de brasileiros. Batizada de Deepwater, a ação prendeu, em Uberlândia (MG), o suspeito do maior vazamento de dados do Brasil, um hacker conhecido como Vandathegod, que seria o responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

Além da cidade mineira, a operação também está sendo realizada em Petrolina, no estado de Pernambuco. Aliado à prisão do hacker, os investigadores também cumprem cinco mandados de busca e apreensão nas duas cidades onde a ação está concentrada.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF. A suspeita é que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos.

Os investigadores da PF identificaram que, em 2021, por meio da internet, dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas. Nesse site, eram apresentadas informações de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereço.

De acordo com a PF, a divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do fórum que, ao mesmo tempo, expôs à venda o restante das informações sigilosas. Após diligências, a PF identificou o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados, assim como outro hacker que estaria vendendo os dados por meio de suas redes sociais.

Leia também1 Vazamento expõe 10 milhões de senhas de e-mails brasileiros
2 Procon cobra explicação sobre vazamento de dados de celulares
3 Vazamento expôs cerca de 500 mil celulares de empresas
4 Novo vazamento de dados expõe 100 milhões de celulares
5 Coreia do Norte roubou R$ 1,6 bi em criptomoedas, diz ONU

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.