PF prende responsáveis por desviar dinheiro de merenda
Operação em três municípios do Rio de Janeiro cumpre 21 mandados de prisão nesta sexta
Camille Dornelles - 06/10/2017 11h40 | atualizado em 06/10/2017 15h25

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (6) busca prender 21 pessoas acusadas de desviar dinheiro que iria para a merenda escolar nas cidades fluminenses de Niterói e Duque de Caxias, além da capital, Rio de Janeiro.
A suspeita dos agentes e dos ministérios públicos Estadual e Federal, que participam das investigações, é de que empresas contratadas para fornecer quentinhas e merenda desviavam o dinheiro recebido.
De acordo com o delegado da PF Sandro Luiz Pereira, o esquema retirou mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos. Os acusados respondem por formação de quartel, crime de licitações, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
De todos os procurados, quinze já foram presos. Além dos mandados de prisão temporária, a PF cumpre mais 30 pedidos de busca e apreensão nos municípios. Por determinação judicial, a identidade das empresas e envolvidos estão sob sigilo.
Em 2016, acusações de desvio de mais de R$ 38 milhões em contratos feitos pelo Governo de São Paulo geraram protestos e investigações em pelo menos 17 municípios.
LEIA TAMBÉM
+ Polícia Federal investiga filhos de Romero Jucá em operação
+ Cesare Battisti tenta fugir para a Bolívia e é preso pela PF
+ PF investiga fraudes em prestação de serviços na Bahia