Leia também:
X Bolsonaro publica postagem em inglês com apoio a Joe Rogan

PF prende mandante de incêndio de helicópteros do Ibama no AM

Duas aeronaves do Ibama foram incendiadas dentro de aeroclube de Manaus no dia 24 de janeiro

Pleno.News - 03/02/2022 08h16 | atualizado em 03/02/2022 13h31

Helicóptero do Ibama foi destruído Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amazonas

A Polícia Federal informou que prendeu, na tarde desta quarta-feira (2), o suspeito de mandar incendiar os helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no dia 24 de janeiro, em um Aeródromo de Manaus (AM).

Foram cumpridos um mandado de prisão e um de busca e apreensão, em Goiânia (GO). A ação faz parte da Operação Acauã, deflagrada na tarde de quarta com o objetivo de apurar os crimes de incêndio, dano qualificado e associação criminosa, que acarretaram na destruição total e parcial de dois helicópteros a serviço do Ibama.

Seis pessoas foram presas por envolvimento nestes crimes. Na última semana, a Polícia Federal já havia identificado e custodiado outros cinco envolvidos: o motorista, suspeito de ter levado e retirado os executores da cena do crime; dois suspeitos de incendiar as aeronaves; e dois suspeitos de intermediar o agenciamento dos executores e repassar o pagamento pelos crimes.

Após a confissão, três envolvidos reconheceram o suposto autor intelectual do crime, apontado como envolvido em atividades de garimpo ilegal em Roraima (RR) e alvo das medidas cumpridas nesta quarta-feira em Goiânia.

Segundo a investigação, a ação criminosa teria como motivo principal frear as ações de fiscalização e repressão ao garimpo ilegal desenvolvidas no estado de Roraima no ano de 2021, sendo o ato criminoso uma represália às operações conjuntas feitas pela Polícia Federal e pelo Ibama, as quais contaram com o emprego direto das aeronaves que foram alvos dos crimes.

*AE

Leia também1 Bolsonaro publica postagem em inglês com apoio a Joe Rogan
2 Covid: Zambelli aciona Saúde do RJ para testar elenco do BBB
3 Aras quer intimar Renan e Aziz em ação movida por Carlos B.
4 YouTube 'recua' e libera canal do TCU na plataforma
5 Alexandre Frota quer impor passaporte vacinal nas eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.