Leia também:
X Levantamento indica que apoio de Anitta não dará votos a Lula

PF prende integrantes do PCC que queriam resgatar Marcola

Operação Anjos da Guarda foi deflagrada em três estados e no DF

Pleno.News - 10/08/2022 10h50 | atualizado em 10/08/2022 11h43

Sede da Polícia Federal em Brasília
Sede da Polícia Federal em Brasília Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Com base em informações sobre um possível plano de resgate de líderes de organização criminosa presos nas penitenciárias federais de Brasília e de Porto Velho (RO), a Polícia Federal (PF) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deflagraram, nesta quarta-feira (10), a Operação Anjos da Guarda.

O desmantelo do plano de resgate conta com a participação de 80 policiais federais, que estão cumprindo 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal; nas cidades de Campo Grande e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; e nos municípios paulistas de São Paulo, Santos e Presidente Prudente.

Segundo a PF, o plano contava com uma rede de comunicação estabelecida com advogados, que extrapolavam suas atividades legais ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto o retorno de mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

Além da tentativa de resgate dos presos, o grupo pretendia implementar outras ações, como o sequestro de autoridades, na tentativa de viabilizar a soltura de criminosos.

– Para organizar as atividades ilícitas, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, comprovadamente, não existiam de fato – informaram os investigadores.

Segundo a coluna Na Mira, do Metrópoles, entre os criminosos marcados para serem resgatados estava Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que foi transferido de Brasília para a capital de Rondônia, Porto Velho, em março. A mulher dele, Cynthia Giglioli da Silva, é um dos alvos de busca e apreensão, em Alphaville.

*Agência Brasil

Leia também1 Comissão do Senado deve ouvir Moraes, Lewandowski e Valério
2 Polícia investigará vazamento de gás lacrimogêneo em escola
3 PM fingiu desistir de briga após ser solto por lutador, diz polícia
4 Marido de apresentadora morta em acidente: "Dor imensurável"
5 Vídeo: Coroinha é esfaqueado durante missa na Bahia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.