Leia também:
X Presidente do STJ testa positivo para o coronavírus

PF mira governador do PT por desvio de R$ 50 mi do Fundeb

Wellington Dias e esposa foram alvos de busca e apreensão

Gabriela Doria - 27/07/2020 09h23 | atualizado em 27/07/2020 09h45

Governador Wellington Dias, do PT, é alvo de investigação da PF Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão, nesta segunda-feira (27), na casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em Teresina, e no gabinete da primeira-dama e deputada federal, Rejane Dias, em Brasília. A ação faz parte da Operação Topique, que apura um esquema criminoso de fraudes em licitações para a contratação de transporte escolar.

As investigações apontaram desvios de mais de R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

As buscas se estenderam também à sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), à casa do irmão da deputada, e também a empresas suspeitas.

A Polícia Federal não esclareceu qual seria o envolvimento do casal de políticos na operação. O governador e a primeira-dama não se manifestaram.

OPERAÇÃO TOPIQUE
A Operação Topique foi iniciada em 2018, quando a Polícia Federal passou a investigar servidores da Seduc por se associarem a empresários do setor de transportes no desvio de quantias milionárias do Fundeb.

A suspeita é de que foram feitos pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar. Na prática, os alunos eram colocados em risco em veículos sem segurança e qualidade.

NOTA DA SEDUC
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública.

Leia também1 Entes sindicais denunciam Bolsonaro no Tribunal de Haia
2 Senador diz que Moraes "se transformou no Código Penal"
3 Curado da Covid-19, Bolsonaro volta a se reunir com a família
4 Ministro Luís Barroso e Felipe Neto farão debate virtual
5 Bolsonaro aciona STF contra suspensão de perfis de aliados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.