Leia também:
X Polícia prende pintor por matar idosa e diarista no Rio de Janeiro

‘Material humano’ é encontrado em buscas por Dom e Bruno

Informação foi divulgada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira

Pleno.News - 10/06/2022 19h57 | atualizado em 10/06/2022 20h06

Jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira Foto: Arquivo pessoal/Twitter e Daniel Marenco/Agência O Globo

Na tarde desta sexta-feira (10), a Polícia Federal no Amazonas informou que as equipes que tentam localizar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, localizaram no Rio Itaquaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte, “material orgânico aparentemente humano”. O material foi encaminhado para perícia no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

As equipes de busca integram a Operação Javari. Dom e Bruno estão desaparecidos desde domingo (5).

O material citado pela PF foi encontrado Rio Itaquaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte, no Amazonas.

O Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal também irá periciar as amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, cuja prisão temporária foi decretada pela Justiça Estadual na quinta-feira (9).

Os investigadores indicaram que nesta sexta houve a coleta de materiais genéticos de referência do jornalista britânico Dom Phillips, em Salvador, e do indigenista Bruno Pereira, em Recife.

– Os materiais coletados serão utilizados na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação – indicou a PF, em nota.

A corporação também disse que, desde a última atualização na tarde de quinta-feira sobre a Operação Javari, equipes do Comitê de crise, coordenado pela PF, seguiram com a busca fluvial e com reconhecimento aéreo na região do Rio Itaquaí, que foi o último local onde Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos.

Horas antes das novas informações serem divulgadas pela PF, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo adote imediatamente “todas as providências necessárias”, usando “todos os meios e forças cabíveis”, para localizar o indigenista e o jornalista.

O despacho ordena ainda que sejam identificados e punidos os responsáveis pelo desaparecimento e cobra, do governo, em até cinco dias, a apresentação de um relatório com todas as providências adotadas e informações obtidas no caso. Foi fixada multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

– Sem uma atuação efetiva e determinada do Estado brasileiro, a Amazônia vai cair, progressivamente, em situação de anomia, de terra sem lei. É preciso reordenar as prioridades do país nessa matéria – registrou o ministro no documento.

*AE

Leia também1 Renan diz que governo faz 'corpo mole' nas buscas no Amazonas
2 Barroso cobra governo e quer explicação sobre buscas no AM
3 Bolsonaro: "Governo faz busca incansável por desaparecidos"
4 Caso Dom e Bruno: PF acha sangue em barco de suspeito
5 Suspeito pelo sumiço de Dom e Bruno tem prisão decretada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.