Leia também:
X Dois candidatos de concurso da polícia morrem após teste físico

PF faz operação no RJ e prende suspeito de financiar atos no DF

Polícia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão

Paulo Moura - 16/01/2023 11h35 | atualizado em 16/01/2023 12h05

Imagens da manifestação em Brasília com invasão do Congresso, STF e Planalto Foto: EFE/ Andre Borges

Uma pessoa foi presa nesta segunda-feira (16) na cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, em uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga suspeitos de organizar e financiar os atos ocorridos no Distrito Federal no dia 8 de janeiro. As manifestações resultaram na invasão e depredação das sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Federal informou que foram cumpridos três mandados de prisão durante a operação, mas apenas uma pessoa foi presa. Na ação, também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. A PF apreendeu celulares, computadores e documentos diversos.

Os alvos da operação são investigados pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais. Os envolvidos ainda são alvo de apuração por causa das manifestações que bloquearam vias no Rio de Janeiro após o segundo turno das eleições.

– Durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos. Além disso, com o cumprimento hoje dos mandados judiciais, será possível identificar eventuais outros partícipes/coautores na empreitada criminosa – apontou um comunicado da PF.

Desde o último dia 8, ao menos 1,3 mil pessoas foram detidas por causa dos atos no Distrito Federal, incluindo o ex-secretário de Segurança Pública e ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto

Leia também1 Dois candidatos de concurso da polícia morrem após teste físico
2 Chefe da máfia italiana é preso após ficar 30 anos foragido
3 Gestão Lula quer criar "gabinete do amor" com influenciadores
4 Consumo de tabaco em locais públicos está proibido no México
5 Estudante é acusada de desviar quase R$ 1 milhão de formatura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.