Leia também:
X Polícia identifica suspeitos de matar padre estrangulado

PF faz operação contra fraude nas aposentadorias em SP

Prejuízo estimado com os crimes cometidos é de R$ 55 milhões

Paulo Moura - 23/09/2019 10h12

Polícia Federal investiga crimes na concessão de aposentadorias Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra fraudes no pagamento de aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na manhã desta segunda-feira (22). A ação, que acontece em São Paulo, conta com a participação de 80 policiais que cumprem 22 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, as fraudes estariam acontecendo com o recebimento de aposentadorias para beneficiários que ainda não tinham tempo de contribuição suficiente. A operação, denominada Cronocinese, procura colher provas da participação de advogados, contadores e servidores do INSS na prática das fraudes. O termo que denomina a operação significa a capacidade de manipular o fluxo de tempo. O prejuízo estimado passa de R$ 55 milhões.

Segundo as investigações, o esquema consistia na computação de tempo de contribuição fictício para aposentadorias, feito através da transmissão de Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPs) através de empresas inativas.

Cinco advogados foram identificados por serem responsáveis pela captação de clientes e pela formalização dos requerimentos de aposentadoria junto ao INSS. Todos os benefícios suspeitos serão e poderão ter seus pagamentos suspensos.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato e inserção de dados falsos em sistemas de informação, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.