Leia também:
X Covid-19: 3,5 milhões tiveram salário e jornada reduzidos

PF faz operação contra desvio de verbas da Covid-19 na PB

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão

Henrique Gimenes - 23/04/2020 16h55

PF realiza operação contra fraudes no uso de recursos contra a Covid-19 Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (23), a Polícia Federal realizou uma operação na cidade de Aroeiras, na Paraíba, para combater o desvio de recursos destinados ao combate ao coronavírus. As investigações envolvem fraudes em licitações com a Prefeitura da cidade.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em uma residencia, em uma empresa e na sede da Prefeitura de Aroeiras. A operação Alquimia foi a primeira da PF para investigar possíveis irregularidades no uso de recursos destinados ao combate à Covid-19.

As investigações tiveram início após indícios de irregularidades na aquisição de livros com recursos do Fundo Nacional de Saúde. Na ocasião, a Prefeitura do município dispensou a necessidade de licitação e alegou que os livros seriam utilizados para auxiliar na disseminação de informações e também no combate à Covid-19.

De acordo com a PF, o material adquirido era similar ao que estava disponível gratuitamente no site do Ministério da Saúde.

Informações da Controladoria-geral da União (CGU) apontaram que a Prefeitura da Aroeiras chegou a adquirir os livros e cartilhas com preço 330% acima do valor pago na internet, o que gerou um superfaturamento de R$ 48.272,00.

A operação Alquimia foi realizada em conjunto com a CGU, com o Ministério Público Federal (MPF), com o Ministério Público do Estado da Paraíba e com o Tribunal de Contas do Estado.

Leia também1 Moro manda investigar desvio de verbas para a Covid-19
2 Agente diz como está situação carcerária vista de dentro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.