Leia também:
X STF: Corte tem maioria contra redução de salário de servidor

PF faz buscas no BTG Pactual em nova fase da Lava Jato

Ação é motivada por delação de ex-ministro Antonio Palocci

Paulo Moura - 23/08/2019 08h46

BTG Pactual é alvo de nova fase da Lava Jato Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a 64ª fase da Operação Lava Jato. Nesta etapa, os policiais fazem buscas na sede do banco BTG Pactual. São 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro. A casa do empresário André Esteves, sócio do banco, também foi alvo de buscas.

Segundo a PF, a investigação apura fatos de diferentes inquéritos e foi impulsionada pelo acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci. O objetivo desta fase é identificar os beneficiários da planilha “Programa Especial Italiano”, gerida pelo setor de propinas da Odebrecht, como eram feitas as entregas de valores ilícitos a autoridades.

A Polícia Federal também busca esclarecer a existência de corrupção envolvendo o BTG Pactual em um projeto no continente africano que pode ter causado prejuízo aos cofres públicos de R$ 6 bilhões em valores atualizados.

A fase foi batizada de “Pentiti”, que significa “arrependidos”. O termo é usado na Itália para se referir a integrantes de organizações criminosas que, após serem presos, se arrependeram e decidiram colaborar com as autoridades nas investigações.

Leia também1 STF: Corte tem maioria contra redução de salário de servidor
2 Macron usa foto antiga para falar sobre queimadas
3 Governo anuncia campanha em inglês para rebater Macron

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.