Leia também:
X Nikolas Ferreira se casa neste domingo com Lívia Orletti

PF apura se houve racismo no caso de mulher expulsa de voo

Inquérito foi aberto e tramitará em sigilo

Pleno.News - 30/04/2023 12h49 | atualizado em 02/05/2023 18h36

Mulher negra expulsa de avião Foto: Reprodução / Redes sociais

A Polícia Federal abriu um inquérito neste domingo (20) para apurar possíveis “crimes de preconceito de raça” no caso da pesquisadora Samantha Vitena, mulher negra que foi retirada de um avião da Gol no Aeroporto de Salvador na noite de sexta-feira (28).

O caso ocorreu após ela ter dificuldade para colocar sua mochila no compartimento de bagagens da aeronave e se recusar a despachar a mala, que continha seu notebook.

A apuração será conduzida pela Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia e tramitará em sigilo. A investigação foi aberta após repercussão sobre vídeo publicado nas redes sociais. Na gravação, a mulher explica que não queria despachar sua mala porque, se o fizesse, seu laptop ficaria “em pedaços”.

Segundo a pesquisadora, os comissários não a ajudaram a acondicionar a mochila. Ela contou com auxílio de um senhor e uma senhora, para os quais aponta no vídeo, relatando que “em três minutos”, eles conseguiram guardar a mochila.

Samantha Vitena segue relatando que três agentes então entraram no avião para retirá-la da aeronave, sem explicar o motivo da ação. É possível ouvir um dos homens relatando que a medida se deu “a pedido do comandante”, mas ele não explicou a razão para o fato.

Após deixar o avião, a pesquisadora teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência sob alegação de que ela teria resistido a ordem policial para ser retirada do avião, informou o advogado Fernando Santos ao Estadão.

Em nota, a Gol afirmou que havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e “muitos clientes colaboraram despachando volumes gratuitamente”.

– Mesmo com todas as alternativas apresentadas pela tripulação, uma cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo – assinalou a companhia aérea.

*AE

Leia também1 Ministério cobra explicação após mulher negra ser expulsa de voo
2 Botijão de gás ficará mais caro a partir desta segunda-feira
3 Instituto Luisa Mell muda nome e diz que ativista nunca doou
4 Após polêmica, Agrishow decide cancelar cerimônia de abertura
5 Homem mata cinco vizinhos após eles reclamarem de barulho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.