Leia também:
X Web detona Senado após derrubada de veto a reajustes

PF apura fraudes em contratos da pandemia de Covid-19

Irregularidades teriam acontecido em nove procedimentos de dispensa de licitação em cidade no estado de Sergipe

Paulo Moura - 20/08/2020 09h55

Polícia federal cumpre mandados contra fraudes em contratos da Covid-19 Foto: Divulgação/PF

Em mais uma ação contra contratos fraudulentos ligados a serviços prestados por conta da pandemia de Covid-19, a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a Operação Estroinas, que investiga irregularidades em nove procedimentos de dispensa de licitação em Carmópolis, no estado de Sergipe. A operação tem o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Ao todo, 83 policiais federais e 6 servidores da CGU cumprem 32 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, nos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Os envolvidos estão sendo investigados por suposta prática dos crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa.

A investigação que motivou a expedição dos mandados indicou que aproximadamente R$ 2,3 milhões provenientes do Sistema Único de Saúde foram gastos para a contratação direta de 9 empresas. Ao longo dos trabalhos, porém, identificou-se a existência de indícios de que algumas dessas empresas são “fantasmas”, e os sócios de algumas delas são “laranjas”.

Outra irregularidade seria o fato de as escolhas das empresas contratadas terem sido arbitrárias, além de as cotações dos preços dos bens, insumos e serviços contratados pelo Município serem fraudulentas: houve superfaturamento dos bens, insumos e serviços contratados; alguns dos bens adquiridos para o enfrentamento da pandemia de COVID19 nem sequer foram utilizados.

Leia também1 Após Senado derrubar veto, Guedes quer impedir reajustes
2 Damares quer investigar vazamento de dados de menina estuprada pelo tio
3 Donos da Avianca são presos em ação da PF contra desvios
4 SP: Covas diz que escolas não serão reabertas por "pressão"
5 PF apura pornografia infantil em computadores do STJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.