Leia também:
X Ceará: Presos cantam música gospel para disfarçar fuga

Pezão é condenado e perde direitos políticos por 5 anos

Nova sentença foi dada por improbidade administrativa na área de saúde

Henrique Gimenes - 12/02/2019 15h57

Pezão é condenado mais uma vez Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

A juíza Alessandra Cristina Tufvesson Peixoto, da 8ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) condenou, nesta segunda-feira (11), o ex-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, por improbidade administrativa. A informação foi dada pelo jornal Extra.

Com a decisão, Pezão perde seus direitos políticos por cinco anos, não pode contratar e nem receber benefícios fiscais por três anos e ainda terá que pagar uma multa equivalente a 50 vezes o valor de sua remuneração mensal.

A ação é do Ministério Público do Rio (MPRJ) e apontou que o ex-governador é responsável pela situação da saúde pública no estado por não realizar “repasses regulares das cotas financeiras obrigatórias na quantidade e forma devidas, (…) ao fundo estadual de saúde” em 2014 e 2015.

Há uma semana, Pezão já havia sido condenado por abuso de poder político e econômico por conceder benefícios financeiros a empresas em troca de doações para a campanha eleitoral em 2014.

O ex-governador atualmente está preso no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, em Niterói, desde o dia 29 de novembro. Ele é acusado de participação na quadrilha do também ex-governador Sérgio Cabral.

Leia também1 TRE condena Pezão por abuso de poder político e econômico
2 Justiça bloqueia R$ 45 milhões de Luiz Fernando Pezão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.