Leia também:
X Luiz Fux convida Leonardo Gonçalves para cantar no STF

Pedro Fernandes, secretário de Educação do Rio, é preso

Ex-deputada Cristiane Brasil é procurada

Gabriela Doria - 11/09/2020 07h56 | atualizado em 11/09/2020 08h28

Pedro Fernandes foi preso por envolvimento em esquema de corrupção no estado do Rio Foto: Divulgação

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro foi preso na manhã desta sexta-feira (11), na capital fluminense. Pedro Fernandes é alvo da segunda fase da Operação Catarata, que apura desvio de recursos em contratos de serviços de assistência social.

A investigação não tem relação com o atual cargo de Fernandes.

A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, presidente do PTB, também tem um mandado de prisão em aberto. Ela ainda não foi encontrada. Cristiane é pré-candidata à Prefeitura do Rio.

Outras três pessoas foram presas.

Pedro Fernandes apresentou laudo para polícia afirmando que está com Covid-19, por este motivo sua prisão preventiva foi convertida em prisão domiciliar. Ele está em seu apartamento na Barra da Tijuca.

Ainda em 2019, na primeira etapa da operação, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público Estadual prenderam sete pessoas que teriam fraudado licitações da Fundação Estadual Leão XIII, instituição da qual Fernandes foi presidente.

A força-tarefa que investiga o caso apontou que o esquema envolvia, além da Leão XIII, a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e a Secretaria Municipal de Proteção à Pessoa com Deficiência – órgãos chefiados por Cristiane Brasil.

Calcula-se que os contratos sob suspeita, firmados entre 2013 e 2018, custaram quase R$ 12o milhões aos cofres do estado. Deste montante, eram cobradas propinas que variavam entre 5% e 25%, das quais Pedro Fernandes levava até 20%.

O prejuízo ao estado chega a R$ 32 milhões, sem contabilizar o dano causado ao município sob a gestão de Cristiane Brasil.

Leia também1 "Não vai ter nova prorrogação do auxílio", diz Bolsonaro
2 MP e polícia pedem internação de garota que atirou em amiga
3 Em rede social, Marcelo Crivella cobra dívida da Globo
4 Polícia e MP fazem buscas em endereços do prefeito Crivella
5 Toffoli nega recurso de Witzel para reassumir Governo do RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.