Leia também:
X Priscilla Alcantara irá ao local da tragédia apoiar as famílias

Pedro Aihara desmente fake news sobre Brumadinho

Ele falou sobre lama tóxica, problemas com Israel e césio nas águas

Camille Dornelles - 31/01/2019 14h25 | atualizado em 31/01/2019 16h29

Tenente Pedro Aihara desmente fake news sobre Brumadinho Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (31), as equipes de resgate concederam uma nova coletiva de imprensa sobre os trabalhos em Brumadinho, Minas Gerais. O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, defendeu que o trabalho dos agentes está correndo perfeitamente.

Ele aproveitou para esclarecer alguns boatos e notícias falsas veiculadas. Confira abaixo.

ISRAELENSES FORAM EMBORA POR PROBLEMAS COM BOMBEIROS
O tenente rechaçou informações de que a saída dos israelenses do Brasil tenha sido por embates com os socorristas brasileiros.

– A colaboração foi bastante positiva. Infelizmente alguns veículos estão falando notícias falsas de que a saída deles do país se deu por problemas de cooperação. O retorno deles já era previsto para esse período, uma semana após a chegada. Israel nos ensinou muitas coisas com os seus equipamentos. Tanto a tecnologia quanto os homens de Israel foram muito importantes – atestou.

Aihara exemplificou como os profissionais se deram bem revelando um rito que têm quando encontram uma vítima.

– É um costume do Corpo de Bombeiros fazer uma oração toda vez que encontramos um corpo. E agora, tanto a corporação quanto o Exército de Israel se uniu. Em respeito à crença das vítimas e também de integrantes dos grupos, trocamos a oração por um minuto de silêncio. E fazemos isso juntos – revelou.

CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS POR CÉSIO
O porta-voz também falou sobre boatos de contaminação do ecossistema por césio.

– Não existe nenhum risco de contaminação de césio nas águas. A desativação desse material, que existiu na barragem no passado, foi feita entre 2014 e 2015. O césio está no depósito de rejeitos em Belo Horizonte. Não existe nenhum tipo de material radioativo e isso já foi atestado em relatório – apontou.

BOMBEIROS ENVENENADOS POR LAMA TÓXICA
– Sofremos com notícias falsas de bombeiros intoxicados por lama tóxica. Não existe nenhum registro disso. Em Mariana, Minas Gerais (palco de outras tragédia semelhante), foi muito veiculada essa possibilidade. Por isso, tivemos um monitoramento por mais de dois anos dos bombeiros que trabalharam lá. Não tivemos nenhum caso de agente intoxicado nesse período – disse.

REPÚDIO
Além do combate às fake news, o porta-voz dos Bombeiros também pediu que a imprensa respeite as famílias das vítimas da tragédia.

– Pedimos o respeito de vários veículos da imprensa. Nesta quarta-feira tivemos uma tentativa de invasão de uma equipe de televisão durante o enterro de uma criança vítima da tragédia. O Corpo de Bombeiros repudia qualquer desrespeito às famílias das vítimas – denunciou.

Leia também1 Priscilla Alcantara irá ao local da tragédia apoiar as famílias
2 Pe. Omar se impressiona com a fé de 'heróis de Brumadinho'
3 Israelenses deixam Brasil neste 7º dia de buscas em MG

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.