Leia também:
X Em RN, amigos descobrem que são irmãos separados há décadas

Pe. Robson quer vetar áudio em que diz ser “chefe da quadrilha”

A defesa do sacerdote quer evitar que o conteúdo continue sendo divulgado

Paulo Moura - 03/12/2021 11h30 | atualizado em 03/12/2021 11h39

Padre Robson de Oliveira Foto: Reprodução/Facebook Padre Robson de Oliveira

Após a divulgação de um áudio em que diz ser “chefe da quadrilha”, o padre Robson de Oliveira, ex-reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO), ingressou com um pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar censurar a divulgação da gravação. A declaração teve grande repercussão após ser divulgada pelo Jornal da Record no último dia 24 de novembro.

Ao site Metrópoles, o advogado Cleber Lopes, responsável pela defesa do líder religioso, afirmou que o pedido para vetar a divulgação do áudio já está no gabinete do ministro Benedito Gonçalves, relator da solicitação de prisão preventiva contra o padre, feita pela Polícia Federal no dia 17 de novembro.

– Já peticionamos ao STJ, pedindo que seja proibida a divulgação dos áudios. Se o ministro do Superior decidir dessa forma, vamos mandar notificação extrajudicial para quem estiver divulgando – declarou.

Além da investigação, atualmente trancada, sobre a suposta prática de desvio de dinheiro proveniente de doações de fiéis, o sacerdote pode se tornar alvo de uma outra investigação, que apura um suposto pagamento de propina a magistrados do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) que acataram recurso da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), instituição que foi presidida pelo padre.

O ÁUDIO
Na gravação, apreendida pelo Ministério Público do Estado de Goiás, o padre Robson de Oliveira admitiu que participava de um esquema para burlar contratos e que tinha conhecimento do risco de ser preso pela polícia. No áudio, o sacerdote diz categoricamente que é “o chefe da quadrilha”. As informações foram divulgadas em uma reportagem do Jornal da Record no dia 24 de novembro.

– Deixa um delegado meio doido começar a fazer pergunta pesada. Ai, gente, eu vou falar para vocês uma coisa. Isso aí é crime organizado […] E eu sou o chefe da quadrilha – diz o sacerdote católico.

De acordo com a matéria, a gravação teria sido feita pelo próprio padre, durante uma reunião com advogados. No encontro, o líder religioso e a equipe jurídica discutiram estratégias para tentar camuflar a ilegalidade de contratos de compras feitas em nome de terceiros pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), presidida pelo religioso até ele ser afastado da instituição.

Leia também1 Demissões de veteranos causam pânico em jornalistas da Globo
2 EUA e México retomam política migratória do governo Trump
3 Moraes nega pedido de Moro, e oitiva de Bolsonaro segue válida
4 Gleisi diz estar "surpresa" com senadores do PT favoráveis à PEC
5 Saiba quais senadores votaram contra a PEC dos Precatórios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.