Leia também:
X Randolfe: ‘CPI acabou com mito de não ter corrupção no governo’

Parlamentares criticam publicidade do governo do MA

Campanha com participação de trans gerou polêmica

Pleno.News - 28/10/2021 20h40 | atualizado em 29/10/2021 11h42

Trecho da propaganda da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão Foto: Reprodução/Twitter/Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

A participação de um jovem trans na campanha de uma plataforma de educação, no Maranhão, foi criticada por parlamentares. O adolescente Alex Brito, conhecido como “Bota Pó” ou “Botinha” nas redes sociais, é o protagonista da propaganda sobre a iniciativa que auxiliará o ensino remoto de estudantes da rede pública do estado.

Segundo o portal Imirante, a deputada estadual Mical Damasceno (PTB) manifestou-se sobre o caso. Ela parabenizou o projeto, mas questionou a escolha.

– Uma tentativa de empurrar goela abaixo uma visão distorcida do que pensam ser o progresso e o fim das diferenças – apontou.

– Queridos, façam as suas próprias conclusões. Mas eu chamo isso de doutrinação ideológica com dinheiro público, um adolescente, um menino, que se veste de mulher, que ensina a se maquiar é quem representa os estudantes maranhenses na apresentação da plataforma de ensino à distância do governo do estado. Vários estudantes que se destacaram não foram escolhidos. Qual a intenção que está por trás de colocar um adolescente, um menino que se veste de mulher e ensina a fazer maquiagem para falar numa plataforma dessa, representando os estudantes maranhenses? E, por favor, não se trata de questão de homofobia. A escolha e orientação sexual [são] um direito dele, inerente a ele e diz respeito apenas a ele. Mas não posso admitir a utilização ideológica do Estado para normatizar a transexualidade na infância e adolescência. Deixem as nossas crianças em paz! Vou repetir… Deixem as nossas crianças em paz! – acrescentou a deputada.

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) usou uma rede social para comentar o assunto, mas acabou apagando o post, por ter sido considerado preconceituoso. Em uma nova publicação, ele destacou que não teve a intenção de ofender a pessoa contratada para protagonizar a propaganda.

– Hoje, 26/10, fiz um post criticando a propaganda do governo do Maranhão de lançamento de uma nova plataforma educacional para crianças. Li comentários de que eu estaria ofendendo a digital influencer contratada para fazer a propaganda. Excluí o post para deixar claro que não foi essa minha intenção. Questionei a propaganda oficial, pois penso que cabe a cada família escolher o momento e a forma de abordar o tema sexualidade com suas crianças – declarou.

Senador fez uma nova postagem Foto: Reprodução/Instagram

Leia também1 Trans participa de propaganda de plataforma de Educação
2 Em apoio a Maurício Souza, web posta beijo hétero do Superman
3 Governo proíbe gênero neutro em projetos da Lei Rouanet
4 Nikolas sobre caso Maurício: 'Foi porque ele apoia Bolsonaro'
5 'Grande dia!', comemora Douglas sobre desfecho do caso Maurício Souza

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.