Leia também:
X Dino fará chantagem com estados por domínio ideológico

Padre é afastado após celebrar cerimônia com casais gays

Ivanildo Tavares participou de um casamento comunitário em outubro deste ano que teve casais homossexuais

Paulo Moura - 16/12/2022 12h06 | atualizado em 16/12/2022 14h51

Padre foi afastado após celebrar casamento com homossexuais Foto: Divulgação/Prefeitura de Franco da Rocha

O padre Ivanildo de Assis Mendes Tavares, da comunidade São José Operário da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, foi afastado de sua funções religiosas após realizar uma cerimônia em que estavam presentes casais homossexuais no último mês de outubro. O afastamento foi determinado pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

Assis participou de um casamento comunitário realizado em 22 de outubro no Ginásio de Esportes Carlos Vicente Ferreira, localizado no Jardim Cruzeiro, em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo. O evento reuniu representantes de outras religiões e teve a participação de ao menos três casais homossexuais.

De acordo com a Arquidiocese de São Paulo, a punição aplicada ao padre foi motivada pela prática do “possível delito canônico” de “simulação de sacramento” do matrimônio. A autoridade religiosa ressaltou que o sacerdote não apenas abençoou as pessoas individualmente, mas deu a bênção para as uniões civis que estavam sendo realizadas no episódio que levou ao afastamento.

Em nota, a arquidiocese ainda destacou que o afastamento não se trata de uma punição, mas de uma medida cautelar que está prevista nas normas da igreja no casos em que “há uma irregularidade grave, do ponto de vista religioso, que precisa ser melhor esclarecida”.

– A Arquidiocese de São Paulo lamenta o ocorrido e reforça que as medidas tomadas visam a tutelar a sacralidade do sacramento do matrimônio que, como ressalta o papa Francisco, “não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso”, mas, sim, “um dom para a santificação e a salvação dos esposos” – completa o comunicado.

Leia também1 Aquário gigante explode e 1.500 peixes são lançados na rua
2 Copa: Terceiro jornalista morre durante a cobertura do torneio
3 Zambelli busca reavivar pressão por impeachment de Moraes
4 Anvisa autoriza Universidade Federal a plantar maconha
5 Nora de Renan é eleita para o Tribunal de Contas de Alagoas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.