Grande incêndio atinge área de proteção ambiental no Pará
Governo estadual pediu ajuda da Força Nacional para conter chamas
Paulo Moura - 16/09/2019 07h39 | atualizado em 16/09/2019 07h46

Um incêndio em área de proteção ambiental de Alter do Chão, um dos principais destinos turísticos do Pará, ganhou novas proporções na noite de domingo (15).
O governo do Pará solicitou ao Comando Militar do Norte deslocamento de aeronaves e reforço da Força Nacional para ajudar no combate ao fogo que teve início na tarde de sábado na comunidade Ponta das Pedras, município de Santarém, próximo à vila de Alter do Chão.
Segundo o prefeito Nélio Aguiar (DEM), foram mobilizados no combate 60 homens da brigada de incêndio, do Corpo de Bombeiros e militares do 8º Batalhão de Engenharia de Construção.
– Teve um certo controle no meio da tarde, mas o fogo voltou com muita força no começo da noite – diz Aguiar, que fez contato com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), na manhã e na noite de domingo, quando descreveu a situação das queimadas na região.
A polícia investiga a origem criminosa do fogo, que teria sido ateado por uma pessoa da comunidade Ponta de Pedras, dentro da Apa de Alter de Chão, área de proteção ambiental já invadida.
– Existe linha de investigação de que pessoas estariam devastando a área para comercializar lotes e ocupar de forma clandestina a reserva – afirma o prefeito.
*Folhapress
Leia também1 Romário terá que pagar dívida superior a R$ 408 mil
2 PM é morto após boatos de que ele seria um estuprador
3 Novas regras para tirar CNH passam a valer nesta segunda