Leia também:
X Atraso para servir almoço salvou a vida de outras crianças em SC

Operação no RJ tem forte tiroteio e deixa 15 pessoas mortas

Ação ainda deixou outros dois policiais e dois passageiros do Metrô feridos

Paulo Moura - 06/05/2021 09h24 | atualizado em 07/05/2021 07h15

Operação no Rio de Janeiro deixou um policial civil morto Foto: Reprodução/TV Globo

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (6) no Jacarezinho, Zona Norte da capital, provocou um forte tiroteio na região e resultou na morte de 15 pessoas, entre elas um policial civil. Batizada de Exceptis, a ação tinha como objetivo investigar o aliciamento de crianças e adolescentes para ações criminosas.

De acordo com a polícia, o tráfico da região adota táticas de guerrilha, com o uso de armas pesadas e homens fardados. A corporação informou que as crianças e adolescentes aliciados para o crime estariam participando de atos como assassinatos, roubos e até sequestros de trens da Supervia. O Jacarezinho é considerado uma base do Comando Vermelho, maior facção do tráfico no Rio.

De acordo com o portal G1, foi confirmada a morte do policial André Frias, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), que foi baleado na cabeça. Outros dois policiais ficaram feridos, sendo um da própria Dcod, e o outro da Coordenadoria de Operações Especiais (Core) – não há informações sobre o quadro de saúde deles. Os outros 14 mortos teriam envolvimento com o tráfico.

Além dos agentes, dois passageiros dentro de um vagão da Linha 2 do metrô foram feridos após uma bala perdida estilhaçar uma janela. Também não havia informações sobre o quadro de saúde deles. A troca de tiros chegou a afetar a circulação da Linha 2 do metrô e dos ramais de Saracuruna e de Belford Roxo da Supervia. Trens da Central não partiam para esses destinos.

Em uma quebra de dados telemáticos autorizada pela Justiça, a polícia identificou 21 integrantes do grupo criminoso, todos responsáveis por garantir o domínio territorial da região com utilização de armas de fogo. Os agentes ainda identificaram uma estrutura típica de guerra provida de centenas de “soldados” munidos com fuzis, pistolas, granadas, coletes balísticos e roupas camufladas.

Leia também1 Ação da PF em 9 estados prende traficantes e apreende 10 aviões
2 Restrições voltam a valer no Rio após Justiça derrubar liminar
3 Justiça absolve Temer, Cunha e Geddel no "Quadrilhão do MDB"
4 Ator de 'As Branquelas' presta homenagem a Paulo Gustavo
5 G7 defende ordem frente a ameaças de China e Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.