ONU participa de treinamento de proteção no Rio
Centro de Excelência contra a Fome participou de treinamento sobre proteção de civis
Jade Nunes - 11/07/2017 13h50 | atualizado em 11/07/2017 13h51
Representantes do Centro de Excelência contra a Fome participaram na última sexta-feira (7) do workshop Proteção Integrada de Civis 2017, organizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB), no Rio de Janeiro. O Centro de Excelência contra a Fome é fruto de uma parceria entre o governo brasileiro e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas.
O tema discutido no evento foi o trabalho de organizações envolvidas em operações internacionais para a proteção de civis em ambientes instáveis, como conflitos armados e desastres naturais. Representantes de outras agências da ONU, Forças Armadas, universidades e ONGs internacionais, além do diretor-adjunto do Centro de Excelência, Peter Rodrigues, se reuniram para fornecer orientações para o desenvolvimento de um programa de treinamento em proteção de civis durante e após emergências.
A ONU estima que 246 milhões de crianças vivam em áreas de conflito no mundo. Muitas delas estão impedidas de ter acesso aos estudos. No entanto, a educação pode atuar como um catalisador para a paz e contribuir para a proteção de populações vulneráveis, tanto durante emergências quanto em períodos de desenvolvimento social.