Leia também:
X Hora do Planeta terá blecaute em centenas de pontos no país

ONG realizará ação social para venezuelanos refugiados

Visão Mundial distribuirá mais de mil kits de ajuda na capital Boa Vista, em Roraima

Gabriel Gontijo - 23/03/2018 12h20 | atualizado em 26/03/2018 12h21

Venezuelanos participam de café da manhã solidário em Boa Vista Foto: G1 RR/Jackson Félix

Com o objetivo de ajudar os venezuelanos recém-chegados ao estado de Roraima e os que já vivem na região, a organização não governamental Visão Mundial realizará uma ação em parceria com a Casa de Los Niños neste domingo (25), em Boa Vista. Serão distribuídos mil kits de ajuda para os refugiados que cruzam a fronteira. Cada kit conta com barra de cereal, água e uma fruta para os venezuelanos que chegam ao município de Pacaraima, divisa com a Venezuela. A recepção será feita pela equipe das duas ONGs e por voluntários que farão atividades recreativas no local.

Segundo a prefeitura de Boa Vista, mais de 40 mil venezuelanos vivem na cidade, o que representa mais de 10% dos 330 mil habitantes da capital. De acordo com a Polícia Federal, cerca de 70 mil venezuelanos entraram no Brasil e 17,8 mil solicitaram refúgio em 2017. Neste ano, já mais de 18 mil pedidos de abrigo foram registrados.

O coordenador de emergências da Visão Mundial, Eugênio Rodrigues, falou que as ações focam em crianças e adolescentes para ajudá-los na integração com os moradores de Boa Vista.

– O nosso objetivo é acolher, proteger e oferecer ações de resiliência para crianças e adolescentes refugiados em Roraima, através da capacitação de uma rede local colaborativa para implementação de metodologias que possam ajudar a superar a crise e facilitar a integração da população local.

Por causa da forte crise econômica e política dos últimos anos, milhares de venezuelanos têm procurado ajuda no Brasil. Estima-se que 600 a 800 refugiados entrem no país diariamente. Alguns percorrem, a pé, um caminho de 215 quilômetros de Pacaraima até Boa Vista.

Leia também1 CNBB denuncia situação da Venezuela: 'realidade cruel'
2 Sarampo na Venezuela faz Roraima antecipar vacinação
3 Pastores na Venezuela pedem orações pelo país

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.