Leia também:
X Rio antecipará aplicação da dose de reforço contra Covid

Ocupação de leitos de Covid é inferior a 50% em 20 estados

Para Ministério da Saúde, queda é um reflexo da vacinação no país

Pleno.News - 29/08/2021 18h17 | atualizado em 30/08/2021 10h27

Índice se refere tanto a leitos clínicos quanto para UTI Foto: Governo do RJ/Rogerio Santana

O Ministério da Saúde informou neste domingo (29) que 20 estados do país registraram uma taxa de ocupação de leitos para Covid-19 inferior a 50%, índice considerado normal pela primeira vez desde o começo da pandemia, em março do ano passado. O índice se refere tanto a leitos clínicos quanto a UTIs.

Uma rede menos sobrecarregada permite que os hospitais abram espaço para pacientes com outros problemas de saúde e para a retomada de cirurgias e procedimentos eletivos.

Os dados foram consolidados pela Saúde, com base em informações das Secretarias Estaduais de Saúde. Na avaliação da pasta, a queda é um reflexo da vacinação no país. A imunização reduz as chances de infecção grave e de óbitos pela doença.

Os estados que registraram taxa de ocupação de leitos abaixo de 50% são: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

OUTROS ESTADOS
Segundo o Ministério da Saúde, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão na zona de alerta, com taxas de ocupação entre 51% e 69%.

O Rio de Janeiro está na faixa de emergência, com 70% a 80%, e Roraima está na zona grave, com ocupação entre 80% a 94%.

VACINAÇÃO
O Ministério da Saúde informou ainda que, até o momento, foram aplicadas 128,4 milhões de vacinas, de primeira dose. Um total de 59,1 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única.

No sábado (28) oPaís registrou 684 novas mortes em decorrência da Covid-19, em 24 horas. De acordo o Ministério da Saúde, o número de mortes causadas pela doença chegou a 579.010 desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, o país contabilizou também 24.699 novos casos da doença. Com isso, chegou a 20.728.605 o número total de casos de Covid-19 registrados.

*AE

Leia também1 Queiroga diz que passaporte de vacinação não ajuda em nada
2 Covid: País tem mais de 2,9 mil municípios sem mortes em 24h
3 Golpe cita estudo sobre vacina e pede fotos dos seios das vítimas
4 Adolescentes quebram frascos de vacinas contra a Covid no DF
5 Covid: Defeito do sistema imune é causa de 20% das mortes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.