Leia também:
X Ministra Damares inaugura serviço para idosos no Paraná

RS pode virar Roraima se a esquerda vencer na Argentina

Presidente discursou durante inauguração em cidade gaúcha

Pleno.News - 12/08/2019 16h44 | atualizado em 21/07/2021 21h11

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) lamentou, nesta segunda-feira (12), a vitória da oposição nas eleições primárias da Argentina, indicando possível derrota de seu aliado, Mauricio Macri, no pleito de outubro. A declaração do chefe do Executivo foi feita em Pelotas, no Rio Grande do Sul, durante evento para inaugurar 47 quilômetros de duplicação da BR-116.

Bolsonaro disse que o Rio Grande do Sul pode se transformar em Roraima caso Cristina Kirchner, vice na chapa liderada por Alberto Fernadéz, volte ao poder, comparando a Venezuela de Maduro à Argentina.

– Não esqueçam que, mais ao Sul, na Argentina, o que aconteceu nas eleições de ontem. A turma da Cristina Kirchner, que é a mesma de Dilma Rousseff, que é a mesma de Hugo Chávez, de Fidel Castro, deram sinal de vida aqui. Povo gaúcho, se essa ‘esquerdalha’ voltar aqui na Argentina, nós poderemos ter no Rio Grande do Sul um novo estado de Roraima – declarou.

No Norte do Brasil, Roraima vem recebendo número crescente de venezuelanos que fogem do país em função da crise econômica, que se arrasta desde 2015 e não dá sinais de arrefecimento. Existem mais de 30 mil cidadãos do país vizinho vivendo em Roraima, um estado de 576 mil habitantes, de acordo com o IBGE. O governo diz que o estado abriga ao menos 40 mil venezuelanos.

Na Argentina, a chapa de oposição liderada por Alberto Fernández, que tem a ex-mandatária Cristina Kirchner como vice, venceu com larga vantagem as primárias presidenciais no domingo. A eleição ocorre em 27 de outubro.

AVALIAÇÃO DE MOURÃO
Já o vice-presidente Hamilton Mourão avaliou nesta segunda, que o presidente argentino Mauricio Macri sofreu uma derrota “meio contundente” e que o governo brasileiro deve dialogar com Fernández caso ele vença a eleição presidencial.

Em conversa com a reportagem, o general observou que a economia do país vizinho “não está bem” e que os argentinos optaram pela mudança nas primárias presidenciais.

– A economia do país não está bem. As pessoas querem mudança, né. E aí houve a mudança. Eu acho que a derrota do Macri foi meio contundente – disse.

Para defender o diálogo, ele lembrou de citação do ex-primeiro-ministro e ex-secretário para assuntos estrangeiros do Reino Unido Henry John Temple (1784-1865), mais conhecido como Lord Palmerston.

– É lógico que tem de ter [diálogo]. Um dos grandes estadistas ingleses, o Lord Palmerston, dizia o seguinte: ‘Nós não temos amizades eternas nem inimigos perpétuos. Apenas os nossos interesses – defendeu.

*Folhapress/Paula Sperb e Gustavo Uribe

Leia também1 Edson Fachin cobra a PF sobre inquérito que investiga Maia
2 Guedes defende processo de desburocratização do Brasil
3 Bolsonaro lamenta derrota de Macri nas prévias argentinas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.