Leia também:
X Assim como a Globo, Record cancela gravações de novelas

O que é transmissão local, comunitária ou sustentada?

Disseminação do vírus acontece em vários níveis

Gabriela Doria - 17/03/2020 16h11 | atualizado em 17/03/2020 16h18

Transmissão do coronavírus começou como local e se tornou comunitária Foto: EFE/Tiago Petinga

Diante da pandemia do novo coronavírus e do seu alto poder de contágio, especialistas têm alertado para os diferentes níveis de transmissão do vírus.

Entre eles estão o que infectologistas chamam de transmissão local e transmissão comunitária ou sustentada. Todas elas são formas de contágio, mas, afinal, qual a diferença entre elas?

TRANSMISSÃO LOCAL
No Brasil, sabe-se que o coronavírus foi “importado” para o país, ou seja, uma pessoa foi contaminada no exterior e trouxe o vírus para cá. Aqui, esta mesma pessoa foi responsável por transmitir o vírus para alguém do seu convívio. Neste caso, é possível identificar o paciente responsável por trazer a infecção de fora e contaminar outra pessoa já no Brasil.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA OU SUSTENTADA
É considerada mais alarmante, uma vez que, neste caso, a transmissão do vírus é feita ao mesmo tempo por várias fontes não identificadas e que não estiveram no exterior. Resulta no aumento drástico de casos de contágio e dificulta o combate, já que acontece de forma indiscriminada e de origem desconhecida.

SITUAÇÃO DO BRASIL
No Brasil, a pandemia do coronavírus chegou de forma local, ou seja, uma pessoa foi infectada no exterior e, quando retornou, infectou outras pessoas. Atualmente, o cenário já de transmissão comunitária, quando a fonte de transmissão não esteve no exterior mas se tornou um vetor em sua própria comunidade.

Leia também1 Saiba o que é surto, endemia, epidemia e pandemia
2 Covid-19: Confira como estão os serviços públicos básicos
3 Covid-19: Governo deve usar hospitais das Forças Armadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.