Números apontam defasagem de policiais nas ruas do RJ
Bairros da Zona Norte da cidade são os mais afetados
Ana Luiza Menezes - 12/08/2018 15h51 | atualizado em 12/08/2018 18h06

Segundo informações de um jornal carioca, a defasagem de policiais militares nas ruas do Rio de Janeiro é de 42%. Uma primeira vistoria do Ministério Público em 39 unidades de policiamento revelou que o efetivo atual é de 21.043 oficiais. Porém, o ideal seria a presença de 36.206 homens garantindo a segurança.
Os promotores fizeram vistorias durante os meses de maio, junho e julho. O levantamento também revelou que a Polícia Militar perdeu 798 membros nos batalhões. A redução ocorreu por aposentadorias, licenças médicas e mortes.
O baixo efetivo é visto como um dos principais motivos para o policiamento ficar comprometido. No bairro do Méier, Zona Norte da cidade, o número de agentes é menor do que a metade do previsto pela corporação. São 500 policiais, sendo que apenas 310 são enviados às ruas.
A segurança na Tijuca também está comprometida. O 6º Batalhão de Polícia Militar do bairro tem apenas 39% do efetivo previsto.
– Área grande. Consegue realizar radiopatrulha (respostas ao chamado 190), mas não de forma satisfatória. Não tem efetivo para as cabines e para ponto base (viatura ou motos fixas em um local de alto índice criminal) – apontou o MP.
Já no 23° BPM do Leblon, na Zona Sul, o policiamento foi considerado suficiente para o bairro, apesar do número do efetivo estar abaixo do previsto. O comandante da unidade apontou que consegue responder aos chamados do 190 e realizar patrulhamento.
Leia também1 Madrugada terá chuva de meteoros e estrelas cadentes
2 Cristiane Brasil é liberada para visitar Roberto Jefferson
3 MP diz que Adriana Ancelmo teve regalias na prisão