Leia também:
X ICMS: Estados articulam ida ao STF contra alteração do imposto

Nova tempestade de areia atinge SP. Entenda o fenômeno!

Vendaval de poeira cobriu cidades do interior do estado

Thamirys Andrade - 15/10/2021 11h01 | atualizado em 15/10/2021 11h39

Tempestade de areia em Ribeirão Preto Foto: Reprodução / Twitter

Na quinta-feira (14), cidades do interior de São Paulo voltaram a ser atingidas por tempestades de areia que impressionaram moradores.

As nuvens de poeira cobriram regiões de Ribeirão Preto, Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.

Esta é a quarta vez que o fenômeno atinge o estado em menos de três semanas. A primeira ocorreu em 26 de setembro e afetou também regiões do interior de Minas Gerais.

De acordo com especialistas, o fenômeno é uma mistura de poeira, poluição e queimadas. Esses eventos ocorrem especialmente em áreas de plantação, e o principal motivo é o fim do período de estiagem. Com a chegada de uma frente fria ou rajada de vento, o material solto no solo é erguido.

– Esta é uma área muito agrícola e que passou por uma estiagem por um período bem longo. Em alguns lugares, devido à estiagem, ficam com a fuligem da queimada solta sob a superfície e, quando chega uma frente fria e chove, acontece um choque térmico, o que levanta a poeira – disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em entrevista à CNN Brasil.

Para Melo, os vendavais de poeira estão com “os dias contados” em São Paulo. Isso porque o período de chuvas está chegando às cidades afetadas, o que ajuda a “limpar o local”.

Leia também1 Mulher tem pulmão perfurado em sessão de acupuntura, no MT
2 Pastor que trabalhava como motorista de aplicativo é morto
3 Acusado de estuprar as irmãs é considerado foragido pela PF
4 Jovem cristão preso por engano é solto: "Deus me usou na prisão"
5 8 militares são condenados por morte de músico e catador no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.