Leia também:
X Senador Cristovam Buarque responde Marco Feliciano

Niterói, RJ, divulga locais para plebiscito sobre segurança

Consulta pública está marcada para domingo e avalia se guardas podem portar arma de fogo

Camille Dornelles - 25/10/2017 14h24 | atualizado em 25/10/2017 14h59

Plebiscito estuda se Guarda Municipal pode portar arma de fogo Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Niterói

Na terça-feira (24), a Prefeitura da cidade de Niterói (RJ) divulgou os locais em que acontece a consulta pública sobre a segurança do município, marcada para este domingo (29). São 46 endereços, em pontos diferentes da cidade.

O plebiscito acontece entre as 8h e as 17h e tem o objetivo de estudar a preferência da população sobre o armamento da Guarda Municipal. Atualmente, os guardas da cidade não portam arma de fogo. Policiais militares farão a segurança nos postos de votação, sendo dois em cada local.

Na capital, Rio de Janeiro, a Guarda Municipal é proibida de portar arma de fogo desde 1992. Já em São Paulo, a Guarda Civil tem permissão para usar pistolas. A votação será supervisionada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Conselho Comunitário de Segurança de Niterói.

As cédulas trazem a seguinte pergunta: “Você é a favor do uso de armas de fogo pela Guarda Municipal de Niterói?”. Pessoas com deficiência visual votam em um posto adaptado, no Complexo Esportivo Caio Martins, no bairro de Icaraí. Votantes que não sabem ler podem ser acompanhados por uma pessoa na cabide de votação.

A Prefeitura afirmou, por meio de nota, que, “se a maioria dos consultados se manifestar favoravelmente à questão, a medida será adotada na cidade de acordo com a política de segurança pública em vigor”.

Com a medida, a cidade se torna a primeira a fazer esse tipo de consulta sobre armamento de guardas no Brasil. O voto não é obrigatório, mas, o morador que desejar participar do plebiscito deve comparecer aos postos portando título de eleitor e documento oficial com foto. É preciso ser maior de 16 anos para votar.

LEIA TAMBÉM
+ MP dá parecer sobre o menino que atacou colégio em Goiás
+ Saiba mais sobre o trabalho dos capelães militares
+ RJ vota reduzir imposto para policiais comprarem armas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.