Leia também:
X Fachin autorizou Polícia Federal a buscar provas contra Toffoli

Covid faz navio de Hong Kong entrar em quarentena no Brasil

Tripulante indiano de 54 anos deu entrada em hospital da rede privada de São Luís, capital do Maranhão

Pleno.News - 17/05/2021 08h39 | atualizado em 17/05/2021 13h11

Navio está em quarentena no Maranhão após tripulante ficar com Covid Foto: Vesselfinder

O navio MV Shandong da ZHI, que está ancorado no Maranhão, foi posto em quarentena no último sábado (15), após um indiano de 54 anos, tripulante da embarcação, ser diagnosticado com Covid-19. O homem deu entrada em hospital da rede privada de São Luís, segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.

No comunicado, a pasta estadual afirma ter sido alertada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após o paciente apresentar sintomas de coronavírus e dar entrada na rede hospitalar.

– A Anvisa informou ainda que o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento dos demais tripulantes – diz.

A cepa de coronavírus relacionada ao caso ainda não foi confirmada. Médicos e cientistas, no entanto, têm demonstrado preocupação com a possível chegada da variante B.1617, originada na Índia e ainda sem registro no Brasil, que teria capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus

Nesta semana, o governo Jair Bolsonaro decidiu proibir voos internacionais com origem ou passagem pela Índia, país que enfrenta uma crise decorrente de um alto recorde de casos e mortes por covid-19. A proibição se soma a restrições da mesma natureza relativa a voos do Reino Unido, da Irlanda do Norte e da África do Sul.

Segundo o governo do Maranhão, o diagnóstico do tripulante foi atestado por exame PCR. A amostra coletada também deve ser enviada depois para o Instituto Evandro Chagas, responsável por realizar o sequenciamento do genoma e confirmar se, de fato, trata-se da nova variante.

Ainda de acordo com a nota, a secretaria foi notificada pela agência nacional para “seguir as exigências de protocolo sanitário” e “realizar coleta de exame de PCR em toda a tripulação”, único tipo de teste capaz de detectar os doentes ativos – ou seja, aqueles que estão em situação de transmitir o vírus. O procedimento já estaria em curso, segundo o governo do Maranhão.

– Em relação ao paciente internado, o relatório médico registra que o homem de 54 anos, de nacionalidade indiana, começou a ter sinais e sintomas no dia 4 de maio, apresentando febre. Procedimentos médicos foram realizados previamente à sua remoção para o hospital, no dia 13 de maio, mas os sintomas persistiram. A remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero, por determinação médica – completa o comunicado.

*Estadão

Leia também1 Fachin autorizou Polícia Federal a buscar provas contra Toffoli
2 Polícia apura possível tentativa de MC Kevin pular em piscina
3 Danilo Gentili se cura da Covid-19 e agradece por orações
4 Morre Mc Kevin, após cair do 5° andar de hotel no Rio de Janeiro
5 Corpo de Covas é sepultado no jazigo da família em Santos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.