Leia também:
X Congresso retoma compensação a estados pela redução do ICMS

“Não vou chamar de doente”, diz delegada sobre anestesista

Segundo Barbara Lomba, não houve comprometimento do entendimento de Giovanni Quintella Bezerra

Pleno.News - 14/07/2022 17h30 | atualizado em 14/07/2022 18h00

A delegada Barbara Lomba acredita que Giovanni tinha entendimento de seus atos Foto: Reprodução/TV Globo

Responsável pela prisão do anestesista Giovanni Quintella Bezerra por estupro de vulnerável, a delegada Barbara Lomba avalia que o médico tinha plena noção do que fazia ao atacar sexualmente uma parturiente no Hospital da Mulher Heloneida Studart, na Baixada Fluminense. A delegada, que é titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), de São João de Meriti, contou ao Estadão que também investiga o suposto excesso de sedativos administrados aos pacientes pelo profissional.

– Não vou dizer que ele é maluco. Para o direito penal é muito claro, não houve comprometimento do entendimento dele. Para uma pessoa ser inimputável, não basta ter uma doença mental, tem que estar comprovado que a doença comprometeu o entendimento da ilicitude. Não é o caso. Entendo que ele tinha discernimento pleno da ilicitude. Não vou chamar de doente – declarou a delegada.

Barbara contou que sua prioridade neste momento é ouvir as outras duas mulheres operadas no último domingo (10) e a própria vítima, a mulher que foi filmada.

– Mas não queremos pressionar, estamos indo com muita cautela, vendo o dia melhor, para não expô-la ainda mais – pontuou.

Sobre a equipe que estava presente na cirurgia que foi filmada, um dos médicos disse à delegada que chegou a estranhar a sedação administrada pelo anestesista.

– Aquela tinha sido a primeira cirurgia do obstetra e da pediatra com esse anestesista, não tinham estado com ele antes. Um deles falou que chegou a estranhar a sedação, mas confiou que o anestesista teria tomado a decisão por alguma razão específica. Além disso, eles ficam muito focados na criança e na mulher, como a gente pode ver no vídeo. Mas ainda vamos ouvir outros médicos que trabalharam com ele – informou Barbara.

De acordo com a delegada, a decisão das enfermeiras de filmarem o ato foi acertada, pois sem as imagens seria mais difícil.

– Houve a decisão de filmar, pois elas achavam que seria muito mais difícil se fosse só o depoimento delas. E seria mesmo, temos que admitir. O relato teria força, obviamente, era muito grave. Mas teria que haver toda uma apuração, haveria várias alegações da defesa – explicou.

*Com informações da AE

Leia também1 Pais desocupam apartamento de anestesista após ordem do dono
2 Sedativos usados por anestesista podem afetar mães e bebês
3 Guaranho atirou quatro vezes e petista, 17, diz esposa do policial
4 Após acidente, padrasto entrega enteada dizendo que ela 'dormiu'
5 Bolsonaro reage ao "apelo" de Anitta a Lula sobre a maconha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.