Leia também:
X Créditos da Nota Fiscal Paulista agora vencerão após um ano

Músico cristão confundido com filho de traficante ganha soltura

Nome do pai de Vinicius é idêntico ao de um chefe do tráfico

Pierre Borges - 13/10/2021 13h57 | atualizado em 13/10/2021 16h01

Vinicius foi preso injustamente
Vinicius foi preso injustamente Foto: Cartaz de divulgação

A Justiça do Rio ordenou, nesta quarta-feira (13), a soltura jovem músico evangélico preso após ele ter sido confundido com o filho de um traficante. Vinícius Matheus Barreto Teixeira, de 21 anos, foi preso no dia 4 de outubro porque o nome de seu pai é idêntico ao de um traficante, embora ele não possua antecedentes criminais.

Um inquérito de 2017 da Delegacia de Niterói, Região Metropolitana do Rio, apontou que o chefe do tráfico no Morro do Palácio era Messias Gomes Teixeira, conhecido como Feio. Embora sejam homônimos, o traficante e o pai do músico nasceram em datas e anos diferentes, além de também possuírem filiações distintas. No entanto, tais divergências não foram consideradas no inquérito da polícia, na denúncia do Ministério Público nem na condenação do jovem pela Justiça.

Feio foi preso em 2018, enquanto o pai do músico está solto. Uma delação revelou à polícia que o filho do traficante estaria atuando na região desde a prisão de seu pai. O inquérito da polícia chegou a identificar o filho do traficante como sendo Vinicius Matheus Barreto Teixeira, o jovem músico.

Por outro lado, desde que Vinícius foi preso, familiares e amigos dele iniciaram uma campanha pela liberdade do músico, que participava do ministério de louvor de sua igreja, tocando contrabaixo.

A juíza Juliana Ferraz, da 4ª Vara Criminal de Niterói, que determinou a soltura de Vinicius, afirmou que o Judiciário não é responsável pelo possível erro na identificação do jovem no ato da sua prisão. Ela salientou ainda que a identificação não foi apenas pela coincidência entre o nome do pai de Vinicius com o do traficante, já que o nome de Vinícius também consta na denúncia do Ministério Público.

Já a Polícia Civil informou que cumpriu o mandado de prisão expedido pela Justiça e que vai instaurar um procedimento para apurar o caso.

Segundo o advogado Daniel Carvalho, que defende o jovem, o alvará de soltura já foi expedido, e Vinícius deve deixar a cadeia até o final do dia.

Leia também1 Créditos da Nota Fiscal Paulista agora vencerão após um ano
2 Pacheco: Sabatina de Mendonça deve sair nas próximas semanas
3 Ator que fez Capitão Kirk vai ao espaço em cápsula de Jeff Bezos
4 Bolsonaro diz que decidiu não tomar a vacina contra Covid-19
5 Bolsonaro volta a elogiar André Mendonça: "Capaz e inteligente"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.