Leia também:
X Ministro do Meio Ambiente fará visitas surpresa a ONGs

Museu Nacional apresenta 1ª exposição após incêndio

A mostra é focada na Antártida e ensina o trabalho realizado por paleontólogos nessa região

Jade Nunes - 17/01/2019 08h04

Representação de mosassauro, lagarto marinho do período Cretáceo, e de um tubarão Foto: Agência Brasil/ Fernando Frazão

O Museu Nacional apresentou nesta quarta-feira (16) a exposição Quando Nem Tudo era Gelo – Novas Descobertas no Continente Antártico, a primeira depois do incêndio de grandes proporções que destruiu 90% do acervo em setembro do ano passado.

A iniciativa se tornou possível após um convite do Centro Cultural Casa da Moeda, no Centro do Rio de Janeiro, que cedeu duas salas para a mostra. A entrada é gratuita e o público pode fazer a visitação até maio.

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, declarou que a exposição “demonstra que o museu segue vivo e continua cumprindo a sua função”, ao abrir uma exposição quatro meses depois do incêndio.

A mostra, focada na Antártida, ensina o trabalho realizado por paleontólogos nessa região. É possível observar fósseis, ferramentas como brocas e pincéis usados pela equipe de pesquisadores que se deslocou até o Polo Sul, barracas de acampamentos e fotografias, entre outros detalhes.

Segundo explicou a paleontóloga Juliana Sayao, o mais chamativo da exposição é um fóssil que corresponde a um resto de pterossauro, um réptil voador cujo primeiro registro na Antártida remonta ao período Cretáceo.

Além disso, seis das peças (1%) da exposição foram recuperadas do museu depois que as chamas devoraram a maior parte dos exemplares que o edifício abrigava.

Sayao também explicou que a exposição, que faz parte do projeto Paleoantar, estava prevista para outubro do ano passado. Por esse motivo, a direção decidiu fazer a mostra poucos meses após o incêndio.

A exposição é dividida em duas salas. A primeira simula a situação na qual trabalhou a equipe de pesquisa que foi à Antártida, focada nas condições atuais do lugar. A segunda faz uma viagem 90 milhões de anos atrás para descobrir como era o lugar naquela época.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Jovem que morreu ao proteger a mãe será enterrado no RJ
2 Chiquinho da Mangueira deixa a prisão no Rio de Janeiro
3 São Paulo tem tarde marcada por protestos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.