Mulher transexual é eleita Miss Cuiabá 2021, e web protesta
Isabelle Castro era a única candidata trans do concurso
Monique Mello - 16/10/2021 14h42 | atualizado em 16/10/2021 16h31
Isabelle Castro, uma transssexual de 27 anos, venceu a edição de 2021 do Miss Cuiabá CNB, tornando-se a primeira trans a ganhar o título na capital mato-grossense.
No evento, que ocorreu na noite de quinta-feira (14), Isabelle era a única concorrente trans. No entanto, assegura que não sofreu qualquer tipo de preconceito das outras participantes, tampouco da organização do concurso, sendo muito bem recebida na disputa pelo título.
Já muitos internautas pensam de forma diferente e encheram a página do concurso com críticas. Usuários questionaram o fato de o concurso ser estritamente feminino e não direcionado a transexuais.
Alguns comentários mais ríspidos foram considerados transfóbicos e serão encaminhados à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos. A organização do concurso pediu investigação e punição dos autores dos comentários.
Isabelle Castro, que começou seu processo de transição com 16 anos, afirma que sua função agora será “dar voz a outras mulheres trans e ajudar a combater o preconceito”.
– Agora, eu sou uma porta-voz de toda uma comunidade que não é minoria, mas que vive às margens da sociedade. Porque, de modo geral, a sociedade é preconceituosa, machista e patriarcal. Vou usar esse título para dar voz a essas pessoas, mostrar que podemos estar em todos os lugares por direito – declarou.
Leia também1 Douglas e Maurício batem boca por causa de Superman LGBT
2 Superman atual, filho de Clark Kent, se assume bissexual
3 Provas para juiz terão de cobrar conteúdos como sexismo e LGBT
4 Gênero neutro faz Henkel rir da Globo: "Tinha que virar Globe"
5 Projeto oferece bolsa de R$ 600 para mulheres trans e travestis