Mulher morre após confundir fumo-bravo com couve
Outras três pessoas também passaram mal; duas seguem internadas
Pleno.News - 14/10/2025 10h55 | atualizado em 14/10/2025 10h56

Uma mulher de 37 anos morreu após ingerir, por engano, uma planta venenosa conhecida como fumo-bravo (Nicotiana glauca), acreditando se tratar de couve. Claviana Nunes da Silva faleceu nesta segunda-feira (13) em Patrocínio, no Alto Paranaíba (MG).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Claviana e outras três pessoas passaram mal após comerem a planta durante um reunião na chácara da família, localizada na zona rural. Pouco tempo depois, elas apresentaram dormência nas pernas, fraqueza muscular, dificuldade para respirar e visão turva.
Os bombeiros realizaram os primeiros socorros ainda no local. As vítimas tiveram parada cardiorrespiratória, mas foram reanimadas e encaminhadas ao hospital em estado grave.
Claviana estava internada desde a última quarta (8). O boletim médico divulgado no domingo (12) já indicava lesões cerebrais e possíveis sequelas. Apesar dos esforços da equipe médica, ela não resistiu e morreu às 18h20 desta segunda (13), conforme informou a secretária de Saúde do município.
De acordo com o boletim médico, dois homens permanecem internados. Um idoso, de 60 anos, permanece intubado e em ventilação mecânica, mas com os rins funcionando normalmente. O outro, de 64 anos, está estável, respira sem ajuda de aparelhos, porém segue confuso.
Havia outro paciente, de 67 anos, que chegou à unidade com sintomas leves; ele recebeu alta na última quinta (9).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, a Vigilância Sanitária esteve no local e tem uma suspeita.
– O que a gente entende é que o dono da casa deve ter colhido as duas plantas juntas e fez o refogado no horário do almoço – explicou a secretária de Saúde em entrevista à rádio Itatiaia.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou um inquérito para investigar o caso. Em nota, o órgão informou que os levantamentos preliminares apontam para envenenamento acidental durante o preparo da refeição.
A Prefeitura de Patrocínio divulgou uma nota de pesar, manifestando solidariedade à família.
Leia também1 Apagão elétrico atinge 23 estados e o DF durante a madrugada
2 Pão de 1,3 mil anos com imagem de Jesus é achado na Turquia
3 Influencer e filha são achadas mortas em apartamento
4 Damares Alves lamenta ausência do Brasil nas negociações de paz em Israel
5 Pastor campeão do UFC Rio deixa recado: "Jesus está voltando"



















