Leia também:
X Aras pede ao STF que crime de trabalho escravo não prescreva

MST invade 800 hectares de terra de usina em Pernambuco

Movimento informou que ocupação faz parte de jornada anual chamada Abril Vermelho

Paulo Moura - 04/04/2023 09h04 | atualizado em 04/04/2023 10h42

Invasão do MST em Pernambuco Foto: Comunicação MST/PE

Ao menos 250 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram três áreas que pertencem a uma usina em Timbaúba, no estado de Pernambuco, na madrugada desta segunda-feira (3). De acordo com o movimento, a invasão faz parte de uma jornada promovida anualmente pelo grupo, chamada Abril Vermelho.

Em uma nota divulgada em seu site, o MST alega que são cerca de 800 hectares de terra ocupados e que as áreas invadidas são improdutivas. Além disso, o movimento diz que os três espaços “não cumprem a função social, que é produzir alimentos para a sociedade”, e que as terras são pertencentes ao governo de Pernambuco, mas que teriam sido griladas pela usina.

INVASÕES EM ALTA NO GOVERNO PETISTA
Até o último dia 21 de março, 80° dia do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número de invasões coletivas de terra no Brasil já era maior que o registrado durante todo o ano de 2019, o primeiro da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, desde o dia 1° de janeiro de 2023, 13 ocupações já tinham acontecido no país. Há quatro anos, foram 11.

As informações foram levantadas a partir de dados da antiga Ouvidoria Agrária Nacional, ligada ao então Ministério do Desenvolvimento Agrário, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e constaram em uma reportagem publicada pelo portal R7 no dia 21 de março.

Neste ano, grupos que possuem como bandeira a reforma agrária já realizaram invasões de grande repercussão no país. Em 27 de fevereiro, o MST invadiu três fazendas de eucalipto no sul da Bahia, da empresa de papel e celulose Suzano. Também em fevereiro, durante o carnaval, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocupou propriedades em ao menos dez cidades.

Leia também1 Aras pede ao STF que crime de trabalho escravo não prescreva
2 Delegacias da mulher em todo o país passam a funcionar 24h
3 MPF pede que União pague R$ 128 mi por morte de Genivaldo
4 Ator critica violência no futebol e lamenta morte de amigo
5 Bolsonaro chama Lauro Jardim de "fofoqueiro" após inverdades

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.