Leia também:
X STF decide que planos de saúde devem ressarcir o SUS

MS: Planos de saúde terão que justificar atendimento negado

Supremo Tribunal Federal manteve lei estadual. Nova regra abre precedentes para outros estados fazerem o mesmo

Gabriela Doria - 07/02/2018 20h50 | atualizado em 08/02/2018 11h39

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter uma lei estadual do Mato Grosso do Sul que obriga os planos de saúde a informarem ao paciente o motivo de negarem atendimento. No entanto, a regra só vale para o estado do Mato Grosso do Sul. Apesar disso, o caso pode abrir precedentes para outros estados mudarem suas leis também.

Planos de Saúde do Mato Grosso do Sul deverão informar ao paciente o motivo de não cobrirem a assistência médica do contrato Foto: Pixabay

A ação que pretendia barrar a lei sul-mato-grossense partiu da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde. O órgão defendia que a norma era inconstitucional porque leis estaduais não podem definir normas do direito civil, comercial ou políticas de seguros. Neste caso, é preciso de uma lei federal.

No entanto, a ministra Cármen Lúcia, relatora da ação, discordou das alegações. Segundo ela, a lei estadual serve de complemento ao Código de Defesa do Consumidor e, portanto, continuaria valendo. Ela foi seguida pelos oito magistrados presentes. Estavam ausentes apenas Luiz Fux e Celso de Mello.

Leia também1 STF decide que planos de saúde devem ressarcir o SUS
2 Receita notificará autônomos e profissionais liberais
3 Leucemia apresenta remissão completa com nova terapia

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.