Leia também:
X Helder Barbalho anuncia convite de DiCaprio para estreia nos EUA

MPRJ vai apurar fala do prefeito que defendeu castrar meninas

Partido expulsa Esteves, que admite equívoco na troca de termo técnico

Pleno.News - 18/09/2023 15h14 | atualizado em 18/09/2023 16h50

Prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, discursando em campanha contra violência aos idosos Foto: André Marques l PMBP

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Barra do Piraí, instaurou, nesta segunda-feira (18), notícia de fato para apuração preliminar dos excessos do discurso e avaliação de eventual responsabilidade por parte do prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, inclusive no âmbito da improbidade administrativa.

Durante evento de inauguração de uma obra pública, na última quinta (14), o prefeito, após chamar o secretário de Saúde, discursou com as seguintes palavras:

– O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [Caruzo, secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara! É no máximo dois. Fazer uma lei lá na Câmara. É no máximo dois, porque haja creche pra ser construído (sic) nos próximos anos.

Segundo o MPRJ, o caso teve grande repercussão na mídia, e diversas notícias veiculadas por órgãos de imprensa foram anexadas ao procedimento da promotoria, que estabeleceu o prazo de dez dias úteis para que o prefeito preste esclarecimentos sobre o teor de seu discurso, no qual defendeu “castrar” as “meninas” da cidade.

– Deverão ser comprovadas documentalmente quais medidas de controle populacional foram efetivamente implantadas durante o seu governo, especialmente a quantidade de cirurgias de laqueadura e vasectomia, os critérios para aprovação de tais cirurgias, bem como a distribuição de preservativos e outros métodos contraceptivos na rede municipal de saúde – diz o MPRJ.

*Agência Brasil

Leia também1 Partido decide expulsar prefeito que defendeu "castrar meninas"
2 Prefeito é criticado após falar em "castrar meninas"
3 PL de Bolsonaro para castrar estupradores volta aos debates
4 Adolescente diz que foi obrigada a tomar remédio para abortar
5 Nikolas manda recado para Rosa Weber e destaca #abortonão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.