Leia também:
X Marido de grávida baleada na cabeça celebra 1º Dia dos Pais

MP determina classificação de 14 anos para a Queermuseu

Parque Lage queria que a exposição não tivesse veto a crianças

Ana Luiza Menezes - 11/08/2018 11h00 | atualizado em 13/08/2018 12h44

Exposição Queermuseu Foto: Divulgação

Após uma reunião realizada na sexta-feira (10), com o Ministério Público, a direção do Parque Lage anunciou que a exposição Queermuseu terá classificação de 14 anos. A inauguração acontecerá no próximo dia 18, na Escola de Artes Visuais (EAV). Quem tiver idade inferior a 14 anos só poderá entrar acompanhado dos pais.

– O MP solicitou a reunião e nos sugeriu a indicação etária, o que nos pareceu bastante razoável e decidimos acatar. A intenção é sempre dar aos pais o máximo de informações sobre o conteúdo da exposição – declarou Fabio Szwarcwald, diretor-presidente do Parque Lage.

Toda a área da exposição terá placas informando sobre o conteúdo das obras. A nova determinação veio após a Associação Vitória em Cristo (Avec), do pastor Silas Malafaia, ter protocolado uma representação junto ao MP para que houvesse classificação indicativa de 18 anos. Em resposta, a EAV informou que não iria definir uma idade como parâmetro, mas que toda a área expositiva teria cartazes alertando que o conteúdo da mostra “contém obras de arte com conteúdo sexual e uso de simbologia religiosa que poderão ofender os valores morais de alguns”.

A legislação atual não prevê parâmetros de classificação etária para o setor de artes visuais, ficando a cargo das instituições estabelecerem a própria indicação. Por isso, a ideia inicial da instituição era não impor veto a crianças na entrada. Depois da última reunião, Szwarcwald decidiu incluir classificação etária nos avisos.

— O problema seria uma classificação restritiva, de 18 anos, como queria o Malafaia, o que inviabilizaria todo o programa educativo e representaria mais uma censura para grande parte do público – defendeu ele.

Leia também1 Malafaia volta a falar sobre a exposição Queermuseu
2 Malafaia quer classificação de 18 anos para Queermuseu

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.