Leia também:
X ‘Renan deveria ter vergonha’, diz Flávio sobre indiciar Bolsonaro

MP denuncia dois policiais por uma das mortes no Jacarezinho

Ministério Público acusa agentes de fraude processual e homicídio doloso

Paulo Moura - 15/10/2021 14h52 | atualizado em 15/10/2021 15h09

Operação policial no Jacarezinho teve 28 mortos Foto: EFE/André Coelho

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou dois policiais civis por uma das 28 mortes ocorridas durante a operação no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, no dia 6 de maio deste ano. Os dois agentes responderão pelo óbito de Omar Pereira da Silva, ocorrida no Beco da Síria. As denúncias foram apresentadas na noite de quinta-feira (14).

Um dos denunciados pelo MP responderá pelos crimes de homicídio doloso e fraude processual, de acordo com a forma prevista pela Lei de Abuso de Autoridade. O outro agente é acusado pelo crime de fraude processual. Os nomes não foram divulgados. O Ministério Público decidiu desmembrar as apurações, e, por conta disso, outros policiais podem ser denunciados.

De acordo com a denúncia apresentada, os agentes teriam sido responsáveis por plantar uma granada no local do crime e por apresentar na delegacia uma pistola e um carregador, alegando falsamente que pertenciam a Omar. Na comunicação da ocorrência, os policiais teriam afirmado que a vítima, antes de morrer, atirou uma granada contra eles.

– Com tais condutas, os denunciados […], no exercício de suas funções públicas e abusando do poder que lhes foi conferido, alteraram o estado de lugar no curso de diligência policial e produziram prova por meio manifestamente ilícito, com o fim de [se] eximir […] de responsabilidade pelo homicídio ora imputado ao forjar cenário de exclusão de ilicitude – diz um trecho da denúncia.

Leia também1 Galvão elogia Neymar depois de áudio polêmico: "Deu um show"
2 Globo exibirá novelas antigas no lugar de Malhação, diz colunista
3 Renan quer pedir indiciamento de Bolsonaro por homicídio
4 CPI da Covid aprova audiência para ouvir vítimas do vírus
5 “Serei o novo presidente da República", declara Datena

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.