MP aponta que milicianos controlam tráfico de drogas

Grupos também têm controle sobre o transporte público

Pleno.News
Transporte público em Guaratiba é controlado pela milícia Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público do Rio de Janeiro indicou que as milícias estão controlando o tráfico de drogas na Zona Oeste da cidade, além de serviços básicos, como transporte público.

– Eles têm a segurança e a proteção da milícia, eles têm, em contrapartida que repassar uma parte do lucro com a venda de drogas para a milícia. Isso é dinheiro para a milícia, isso é controle territorial para a milícia, quanto mais dinheiro recebe, mais consegue se armar e mais consegue tomar território – afirmou a instituição.

Leia também

Imagens registradas na estação do Mato Alto revelam que os ônibus perderam espaços para vans e kombis sem regulamentação.

– O que nós podemos dizer é que toda a atividade de transporte alternativo na Zona Oeste, em especial, Santa Cruz, Sepetiba, Campo Grande e Guaratiba é inteiramente dominado pelo grupo miliciano sediado em Santa Cruz – disse o promotor de Justiça Luiz Antônio Ayres ao portal G1.

O promotor ainda explicou como funciona a exploração da milícia:

– Uma vez que a milícia instala seu domínio, qualquer coisa que vá acontecer lá passa necessariamente pelo seu crivo. Se existe mototaxista rodando, e isso é autorizado pela milícia, é uma atividade que está sendo explorada também.

Mais Lidas