Leia também:
X Mãe que “doou” bebê em Santa Catarina diz que teve um “surto”

Motoristas de transporte por aplicativo fazem paralisação

Condutores fazem diversas reivindicações, que incluem aumento do valor mínimo das corridas e do valor por quilômetro rodado

Paulo Moura - 15/05/2023 10h31 | atualizado em 15/05/2023 10h57

Motorista de aplicativo (Imagem ilustrativa) Foto: Unsplash

Motoristas que realizam serviço de transporte por aplicativo deflagraram, na madrugada desta segunda-feira (15), uma paralisação da categoria, que deve durar cerca de 24 horas. A manifestação começou por volta das 4h desta segunda e deve continuar até 4h desta terça (16).

No Rio de Janeiro, aproximadamente 40 motoristas ficaram concentrados em frente ao Aeroporto Santos Dumont e depois seguiram em carreata até o prédio da Uber, no Centro da capital. Entre as reivindicações dos condutores estão o aumento do valor mínimo das corridas para R$ 10, o acréscimo no valor pago por quilômetro rodado e a redução do desconto feito pela empresa.

– O desconto hoje oscila entre 40% a 60%, o que é muito alto. Estamos pedindo que essa fatia caia. Tivemos reuniões com as duas empresas (Uber e 99) na semana passada mas, por enquanto, só negativas – disse Luiz Corrêa, presidente do Sindicato dos Prestadores de Serviço por Aplicativo do Rio (SindMobi).

Em São Paulo, os passageiros que tentaram usar aplicativos de transporte como Uber e 99 enfrentam cancelamento de corridas, maior tempo de espera e aumento de até 50% nos preços por causa da greve dos motoristas. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, passageiros enfrentavam mais transtornos do que o normal para conseguir um veículo.

Além do valor das corridas em si, outra reivindicação trazida pelos motoristas é a cobrança de um adicional para cada parada que os passageiros solicitarem ao longo do trajeto. A segurança para trabalhar e o fim dos banimentos da plataforma sem justificativa são outras demandas levantadas pelo grupo. Oficialmente, nenhuma plataforma se pronunciou sobre a paralisação.

Leia também1 Ministros mostram proximidade com o MST e desdenham de CPI
2 Salles garante que Jair Bolsonaro reiterou apoio a seu nome; veja
3 Mãe que "doou" bebê em Santa Catarina diz que teve um "surto"
4 Eleição presidencial na Turquia deve ter 2° turno, diz mídia turca
5 Ministro do Trabalho se junta a Lula e critica taxa de juros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.