Leia também:
X ‘Só Deus me tira da cadeira de presidente’, diz Jair Bolsonaro

Moraes nega transferir Jefferson para hospital particular no RJ

Ministro do STF, no entanto, liberou a visita de médicos particulares ao presidente nacional do PTB

Henrique Gimenes - 26/10/2021 20h57 | atualizado em 27/10/2021 11h10

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: STF/Rosinei Coutinho

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido apresentado pela defesa do ex-deputado Roberto Jefferson para que ele fosse transferido para um hospital particular no Rio de Janeiro. Moraes, no entanto, liberou a visita de médicos particulares ao presidente nacional do PTB.

No domingo (24), Roberto Jefferson voltou a ser internado no hospital do presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro. Ele apresentou febre de 39°C, taquicardia de 110 bpm, dor no fígado, baixa pressão, além de acúmulo de líquido nas pernas. Diante do quadro, seus advogados afirmaram que ele corria “grave risco de vida” e pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a sua transferência imediata para um hospital particular na Barra da Tijuca.

Ao negar o pedido, no entanto, Moraes afirmou que “não há qualquer elemento que indique a necessidade de transferência da unidade prisional para hospital particular”.

O ministro ressaltou também que, “neste momento, verifica-se a plena capacidade do hospital penitenciário em fornecer o tratamento adequado ao preso, não havendo qualquer comprovação de que o seu estado de saúde exija nova saída do estabelecimento prisional”.

Além disso, Moraes ainda afirmou que um laudo médico da Secretaria de Administração Penitenciária enviado ao Supremo mostrou a “absoluta normalidade da situação médica do preso”.

No entanto, Alexandre de Moraes disse que, “no que diz respeito ao requerimento de visita dos médicos particulares de ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO FRANCISCO, não há óbice ao seu deferimento, desde que em estrita observâncias às regras de ingresso no estabelecimento prisional”.

Em setembro, o ex-parlamentar foi internado no Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e só retornou ao presídio no dia 14 de outubro, após alta médica. Ele apresentava quadro de infecção urinária e dores na lombar e precisou de um cateterismo para desobstruir uma artéria.

Jefferson está preso desde o dia 13 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito sobre suposta milícia digital que atentaria contra a democracia.

Leia também1 STF nega pedido de liberdade a Jefferson, em decisão unânime
2 Presidente do PL reforça convite de filiação a Jair Bolsonaro
3 Moraes dá 24h para presídio esclarecer estado de Jefferson
4 Em carta "irônica", Jefferson diz que contratará esposa de Moraes
5 Hospitalizado, Jefferson pede licença da presidência do PTB

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.