Leia também:
X PF apura lavagem de dinheiro do tráfico com criptoativos

Moraes “barra” retorno das aulas presenciais no RN

Ministro do STF cassou decisão da Justiça do RN que liberava o retorno às aulas

Pleno.News - 30/04/2021 16h45 | atualizado em 30/04/2021 17h24

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/Rosinei Coutinho

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou uma decisão da Justiça do Rio Grande do Norte (RN) que havia determinado o retorno das aulas presenciais no estado. As aulas presenciais na rede pública e particular estavam suspensas, por decretos estaduais, até o próximo dia 12.

Em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado, o juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal deu liminar para derrubar a restrição e permitir a volta “gradual, facultativa e híbrida” das escolas. Cumprindo a decisão, a governadora Fátima Bezerra (PT) chegou a publicar um decreto autorizando as aulas presenciais da educação básica nas redes pública e privada.

Ao analisar o caso, em uma reclamação formalizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), Moraes entendeu que a decisão contestada esvaziou a competência da governadora. No entanto, na avaliação do ministro, não cabe ao Judiciário interferir nas medidas definidas pelo Executivo no enfrentamento da pandemia, apenas fiscalizá-las.

“Este esvaziamento ocorre não só em casos de determinação de afastamento de medidas restritivas, mas também de sua imposição pelo Poder Judiciário, sem embasamento técnico ou em confronto com as decisões gerais havidas pelo Poder Executivo, em todos os âmbitos, visando à garantia da saúde e à continuidade dos serviços públicos essenciais”, escreveu em despacho nesta quinta-feira (29).

As aulas presenciais nas escolas públicas do Rio Grande do Norte estão suspensas desde março de 2020, por causa da pandemia.

“Grande vitória, uma vez que a atual pressão pelo retorno presencial se dá em todos os campos da sociedade”, afirmou o sindicato após a decisão.

*Estadão

Leia também1 Moraes pede ao TSE informações para inquérito das fake news
2 Renan: 'Quem não foi aliado do vírus não deve se preocupar'
3 STF aprova lista tríplice para vaga que será aberta no TSE
4 CPI quer informação de passeios de Bolsonaro na pandemia
5 Otoni diz que ministros do STF 'se desmoralizam' a cada decisão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.