Araraquara: Pessoas relatam falta de comida após lockdown
Supermercados e comércios registraram desabastecimento
Ana Luiza Menezes - 28/02/2021 18h53 | atualizado em 01/03/2021 10h37

A cidade de Araraquara (SP) teve que cumprir lockdown desde o dia 21 de fevereiro, em função do número de infectados pela Covid-19. Os leitos de UTI do município estão lotados.
Após seis dias de restrições, supermercados e comércios registraram desabastecimento. Além disso, vários moradores relataram aumento do número de pessoas em situação de pobreza nas ruas da cidade. As informações são da Jovem Pan.
Lojistas disseram que a desordem no fornecimento do comércio local foi resultado do pouco tempo de preparo para o lockdown.
– Se ele [o prefeito] tivesse conversado com essas instituições antes, essas instituições tinham se programado, se organizado, falado: “poderemos fazer x entregas por dia; seus pedidos vão entrar numa sequência de produção”. Eles pegavam os funcionários lá dentro e separavam para a parte de preparação de alimentos, algo que o pessoal de supermercado está reclamando muito. Isso teria ajudado a dar certo – afirmou o empresário Alexandre Cruz.
Ele citou ainda o exemplo de um cliente que ficou em uma situação complicada.
– Um cliente me ligou, e eu levei comida para ele. Ele está acostumado a pedir comida todos os dias e falou: “eu não tenho mais o que comer. Eu fiz um pedido, ia abrir quarta, mas cadê vocês?”. Minha esposa cozinhou, desinfectamos tudo e levamos até ele, chorando. Um senhor, sozinho – disse Cruz.
Marcelo Santana, outro morador do município, afirmou que viu pessoas pedindo comida nas ruas.
– Se você andar no centro de Araraquara, você não reconhece mais a cidade. As pessoas estão no semáforo desesperadas, pedindo comida. Isso virou um problema humanitário – avaliou.
A partir de sábado (27), voltou a ser permitido o atendimento presencial de supermercados, quitandas e açougues, respeitando o “limite de consumidores” e com fila externa de três metros de distanciamento entre cada pessoa.
O governo do estado de São Paulo disse que as questões apresentadas são referentes a medidas exclusivas do município e destacou que as restrições do Plano SP, que incluiu Araraquara na fase vermelha, podem ser conferidas no site do estado.
Leia também1 "Ninguém suporta mais", afirma Fábio Faria sobre lockdown
2 De férias em Cancún, prefeito de Florianópolis definiu lockdown
3 Comerciantes do Distrito Federal realizam ato contra lockdown
4 Bolsonaro critica fechamento do comércio: "Vem o desemprego"
5 Bolsonaro compartilha vídeo de empresária implorando para trabalhar